ÁREAS DE ATUAÇÃO

Perfil

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) é uma empresa estatal, integrante da Administração Pública Indireta do Estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações, tendo o Estado como único acionista. É dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio. Sua atuação está voltada para gerar novas oportunidades de investimentos, aumentar a competitividade de Minas e propiciar bons negócios para o setor produtivo mineiro.

A atuação da Empresa está pautada em três eixos estratégicos. O primeiro deles refere-se à Indústria de Mineração, Energia e Infraestrutura, em que a Codemge busca novas oportunidades de negócio, valorizando o potencial mineral do Estado, atuando na geração de energia termelétrica e fotovoltaica e agregando novas receitas. A Codemge é acionista majoritária da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), usufruindo da participação desta na sociedade em conta de participação estabelecida com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), para exploração do nióbio.

Em outro eixo, a Codemge fomenta a Indústria Criativa mineira, por meio do subsídio às cadeias dos segmentos audiovisual, gastronomia, moda, música, turismo, novas mídias, design, entre outros. O fomento aos Distritos Industriais sob gestão da Empresa são outra faceta da atuação da Empresa, buscando atrair novas empresas que contribuam para o desenvolvimento e a geração de empregos em várias regiões de Minas Gerais. No segmento do turismo, a Codemge valoriza a infraestrutura nas estâncias hidrominerais e a preservação do patrimônio histórico-cultural sob sua responsabilidade, além de apoiar e desenvolver ações de estímulo ao turismo de negócios e eventos.

Finalmente, destaca-se o terceiro eixo estratégico, calcado na Indústria de Alta Tecnologia, especialmente no que se refere a materiais estratégicos, aeroespacial, biotecnologia, semicondutores e tecnologia da informação. A Codemge pretende estabelecer parcerias estratégicas e novos modelos de negócio, bem como buscar a geração de novas receitas e a agregação de valor para a Empresa.



Voltar