ÁREAS DE ATUAÇÃO

Juiz de Fora

Saiba mais sobre ações da Codemge em Juiz de Fora.

Expominas Juiz de Fora

O Expominas Juiz de Fora está localizado na Rodovia BR 040, km 790, São Pedro, a cerca de 15 minutos do Centro da cidade. Trata-se de um espaço multiuso, inaugurado em 2006 e dotado de infraestrutura para receber diferentes tipos de eventos: das grandes feiras e encontros científicos às apresentações artísticas, pequenas convenções, congressos, solenidades, exposições, eventos sociais e reuniões executivas. Sua estrutura permite atender até 13 mil pessoas simultaneamente, possibilitando a realização de seis eventos distintos.

Em 2017, atendendo a Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora, a Codemge realizou o pregão para concessão de uso e exploração comercial do Expominas Juiz de Fora. A licitação, ocorrida em 07/03/17, não recebeu interessados. A Codemge está apreciando o assunto para definição das próximas ações a serem tomadas.

Teatro Paschoal Carlos Magno em Juiz de Fora

O Governo de Minas Gerais inaugurou em 02/03/18 o Teatro Paschoal Carlos Magno, em Juiz de Fora, no Território da Mata. O espaço, cujas obras foram interrompidas ainda na década de 1980 e retomadas apenas em 2015, foi concluído graças a um convênio entre o Governo de Minas Gerais e a Prefeitura de Juiz de Fora. O investimento realizado por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) foi de R$ 6 milhões.

A construção do Teatro Paschoal Carlos Magno começou em 26 de fevereiro de 1981. A proposta de conceber um teatro municipal em Juiz de Fora surgiu durante uma apresentação teatral, que contava com a presença, na plateia, do autor, diretor e produtor Paschoal Carlos Magno. Diante do público, Paschoal fez um apelo ao então prefeito Francisco de Mello Reis, que presenteasse a cidade com mais um espaço apropriado para manifestações artísticas.

A Prefeitura de Juiz de Fora iniciou a construção do teatro, no entanto, problemas estruturais levaram a quase 40 anos de interrupção da obra, agora concluída com o apoio do Governo de Minas Gerais e da Codemge.

O empreendimento conta com um teatro para 400 pessoas, além de galeria de arte, anfiteatro, café e espaço para reuniões e ensaios.

Revitalização e modernização de Distrito Industrial

O Distrito Industrial (DI) Juiz de Fora, localizado a 10km do centro da cidade e com área total de 4.392.628,00 m², está entre os selecionados como prioritários no Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais. No caso dos 13 DIs inicialmente priorizados, incluindo o de Juiz de Fora, os planos de ação já foram concluídos e entregues pela Fiemg. Já passaram pela etapa de priorização das ações a serem executadas municípios como Araguari, Belo Horizonte (Jatobá A e B), Divinópolis, Ipatinga, Ituiutaba, Governador Valadares, Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora, Sete Lagoas e Pouso Alegre.

A Codemge iniciou a execução das ações prioritárias, com foco em áreas como: fortalecimento da governança, melhoria na sinalização/paisagismo/urbanismo dos distritos, aperfeiçoamento na segurança em parceria com a Polícia Militar, aprimoramento na infraestrutura de telecomunicações e busca por soluções inovadoras na área energética. Para mais informações, clique aqui.

Guia Histórico dos Teatros

A Codemge contratou empresa para elaboração de conteúdo histórico dos teatros de Minas Gerais, para inserção no portal turístico www.minasgerais.com.br. O trabalho foi entregue em outubro/16. No Território Mata, as cidades identificadas com conteúdo histórico dos teatros de Minas Gerais são: Além Paraíba, Cataguases, Juiz de Fora, Muriaé e Ubá.

Patrocínio a eventos

A Codemge lança editais de chamamento público para patrocínio a projetos e eventos. Segue relação de eventos patrocinados pela Codemge em 2016 e 2017 em Juiz de Fora, via editais da Codemge ou da Segov:

– 2º Painel Audiovisual 2016, realizado em junho/16;
– 28º Festival de Folclore de Jequitibá, realizado em junho/16;
– 12º Festival de Gastronomia Brasil Sabor em Minas Gerais, realizado em junho/17;
– Minas Láctea, em julho/17;
– Conferência de Inovação e Desenvolvimento para a Zona da Mata (Conide), em agosto/17;
– Bierhausen – Encontro Mineiro de Cerveja Especial, em outubro/17.

Patrimônio

Em Juiz de Fora, a Codemge possui terreno com área de 42.391,75 m2, localizado na Rua Tenente Luiz de Freitas, 116, havendo um Contrato de Concessão de Uso do local com a Epamig até 2030, como sede do Instituto Laticínios Cândido Tostes.

No mesmo endereço, há um terreno com área construída de 21.898,25 m2, havendo um Contrato de Concessão de Uso com a Polícia Militar de Minas Gerais até 2019, para abrigar instalações da Polícia Militar de Minas Gerais e heliporto.



Voltar