ÁREAS DE ATUAÇÃO

Indústria Criativa

Constituindo um de seus eixos estratégicos, a Codemge fomenta a Indústria Criativa, uma importante cadeia produtiva de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam o capital intelectual como insumo primário. A Empresa impulsiona diversos segmentos, como audiovisual, moda, design, gastronomia e novas mídias.

As grandes áreas criativas podem ser classificadas em segmentos como: Audiovisual, Editorial, Publicidade, Arquitetura, Design, Moda, Gastronomia, Expressões Culturais, Música, Artes Cênicas, Patrimônio e Artes, Pesquisa e Desenvolvimento, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Biotecnologia.

industria_criativa_criacao_producao_distribuicao_consumo


Minas de Todas as Artes: Programa Codemge de Incentivo à Indústria Criativa

Em agosto de 2015, o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da então Codemig, anunciou medidas de apoio a segmentos diversos, como Gastronomia, Audiovisual, Design, Moda, Música e Novas Mídias. Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 50 milhões em editais de fomento e fortalecimento, com iniciativas de valorização desses setores. O Minas de Todas as Artes — Programa Codemge de Incentivo à Indústria Criativa é uma ação inédita capaz de fomentar novos negócios que gerem empregos e riquezas para o Estado.

O Programa é sistemático e busca dar nova dimensão às ações culturais e de incentivo à economia criativa. A iniciativa se estende para além da Região Metropolitana de Belo Horizonte, ao valorizar as diversas regiões de Minas Gerais e promover a interiorização do desenvolvimento.

As iniciativas implementadas por meio da Codemge e por seus parceiros englobam toda a cadeia produtiva da Indústria Criativa, tendo como eixos: criação e produção de negócios e projetos criativos; comercialização e empreendedorismo; infraestrutura e mão de obra; distribuição e exibição; e formação de público e consumo.

 

Centro de Cultura Presidente Itamar Franco e Sala de Concertos

Em fevereiro de 2015, foram abertas as portas da Sala de Concertos Minas Gerais, do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, em Belo Horizonte, com o concerto que inaugurou a temporada 2015 da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A obra, integralmente custeada pela então Codemig, contribui para inserir Minas no roteiro internacional dos grandes concertos de música erudita.

Sala de Concertos

A Sala de Concertos é o primeiro espaço do Centro de Cultura aberto ao público, sendo projetada com alta tecnologia e capacidade para 1,4 mil espectadores. O ambiente permite que orquestras reconhecidas mundialmente possam se apresentar em Belo Horizonte, proporcionando oportunidade para intercâmbios musicais e experiências sonoras.

Além de ter estrutura para receber grandes orquestras, o espaço amplia a capacidade de atuação das orquestras do estado, bem como seus programas educativos e sociais que visam à formação de público. O arquiteto José Nepomuceno, responsável pelo projeto do interior da Sala, reuniu uma equipe que se debruçou sobre um modelo físico em escala, modelos computacionais e investigações de salas de referência ao redor do mundo. Essa busca viabilizou a definição da performance sonora idealizada, que, por sua vez, possibilitou a execução do formato arquitetônico para o apuro do som orquestral.

O espaço é dotado de áreas de público e técnicas e salas de ensaios individuais e coletivas, além de infraestrutura para gravações de áudio e vídeo, iluminação cênica, pontos de apoio para equipes de televisão, segurança e demais instalações dotadas de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

São três pavimentos de garagens, resultando em um estacionamento com cerca de 500 vagas, para atender o público em noites de concertos, importante diferencial em relação às casas de espetáculos existentes na cidade.  

Agenda de Eventos

Ficha de Especificações Técnicas

Tabela de preços para locação de espaços da Sala Minas Gerais

Acesse também as plantas do Térreo, 1º Andar e 2º Andar.

industria_criativa_sala_de_concertos4

Centro de Cultura

O Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, além da Sala Minas Gerais, abriga as sedes da Rede Minas de Televisão e da Rádio Inconfidência, emissoras públicas do Estado. O prédio foi construído com a estrutura adequada às atividades de cada uma delas. Além disso, a sede compartilhada facilitará a integração entre as emissoras.

Ocupando uma área de 41.258,03 m², o Centro de Cultura está localizado a apenas um quarteirão do cruzamento das avenidas Amazonas e Contorno. O projeto inclui, ainda, um casarão restaurado com serviços de alimentação e uma grande praça pública. 

Localização e Contato

Rua Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto, Belo Horizonte
Ônibus: 2104, 2151, 1404, 1502, 1505, 1509, 1510, 4031, SC01A, SC03A e outros
Outras informações: (31) 3232-5624/(31) 3213-8896

industria_criativa_centro_de_cultura_itamar_franco3 



Voltar