ÁREAS DE ATUAÇÃO

Grafeno

O grafeno é um nanomaterial de carbono isolado em 2004 e que possui propriedades únicas, como alta condutividade térmica e elétrica, flexibilidade e alta resistência mecânica. Ele pode ser produzido a partir da exfoliação do grafite. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial do grafite e Minas Gerais lidera a produção nacional, com mais de 70% do total extraído no país.

Desde 2016, a Codemge, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), vem desenvolvendo o Projeto MGgrafeno, visando a implantação da primeira planta industrial de grafeno do Brasil.

A planta piloto, localizada em Belo Horizonte, no CDTN, já está operacional desde 2018 e tem operado com foco na consolidação de processos e no desenvolvimento de tecnologia própria, 100% nacional. Os resultados obtidos nesta primeira fase são promissores. A tecnologia desenvolvida é reprodutível, escalável e com custo baixo. Todo resíduo gerado é reutilizado ou reciclado, o ar é monitorado e 100% da água retorna ao processo, tornando a planta ecologicamente correta e sustentável.

Planta-piloto do Projeto MGgrafeno, em Belo Horizonte

Além da produção de grafeno em escala, o projeto já testou e demonstrou mais de 20 aplicações e materiais, com diversos parceiros empresariais, com destaque para: supercapacitores e baterias, superfícies hidrofóbicas, filtros, revestimentos anticorrosivos, tintas condutoras, membranas de dessalinização e separação de água e óleo, tecidos inteligentes, sensores, entre outras.

Trabalham no MGgrafeno 56 profissionais, entre cientistas, técnicos e estudantes.

FacebookLinkedIn



Voltar