ATIVIDADES EM DESTAQUE

Fundos

A Codemge possui participação nos seguintes Fundos de Investimento (FIPs):

FIP AEROTEC

  • Setores estratégicos: aeroespacial, defesa e manufatura aditiva
  • Status: operacional desde 2016
  • Empresa gestora: Ouro Preto Investimentos

O segmento aeroespacial está sempre na fronteira tecnológica, gerando empregos de alto nível e compreendendo atividades industriais que produzem alta agregação de valor. Minas Gerais possui ainda boa base tecnológica, com instituições referência em aeronáutica, como a UFMG e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Por essa razão, o primeiro fundo de participações da Codemge a entrar em operação, em 2016, foi o FIP Aerotec, que contempla toda a cadeia, a montante e a jusante, do segmento aeroespacial e de defesa.  Engloba fabricantes de componentes e sistemas, montadoras, empresas de manutenção e reparação de aeronaves e suas partes, indústrias de satélites, drones, veículos aéreos tripulados e não tripulados. A manufatura aditiva, que faz parte do pipeline e que é popularmente associada à tecnologia de impressão 3D, também está incorporada nos investimentos do fundo, devido às suas aplicações em componentes, peças, entre outras possibilidades.

O fundo detém, em suas investidas, as seguintes empresas:

ALTAVE: fabricante de aeróstatos cativos para monitoramento e telecomunicações, sediada em Uberlândia/MG. Ganhou notoriedade com a aplicação de seus balões de monitoramento persistente, direcionado a grandes áreas, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

ASTROSCIENCE: empresa proveniente de uma startup de Uberaba/MG, a Astroscience é especializada na prestação de serviços na área de impressão 3D e manufatura aditiva. Desenvolveu uma resina para impressão 3D própria, de boa qualidade e custo competitivo.

CLIEVER: fabricante de impressoras e acessórios para impressão 3D, além de software especializado, sediada em Belo Horizonte/MG.

COMPASS 3D: especializada em odontologia digital, a Compass 3D oferece tecnologias nas áreas de Ortodontia, Implantodontia, Cirurgia de face e próteses, por meio de manufatura aditiva.

FLAPPER: empresa de aviação executiva sob demanda, com voos compartilhados em aviões tipo jato. O modelo de negócio é semelhante ao de aplicativos de transporte privado em veículos, no qual o serviço é solicitado pelo celular. A Flapper possui escritório em Belo Horizonte/MG.

UNICOBA: fabricante de baterias íon-lítio (Li-íon), modelo mais aplicado atualmente no mercado. Possui unidade em Extrema/MG, sul de Minas, e tem sua atuação focada em eficiência energética, aplicações portáteis e estacionárias.  

XMOBOTS: empresa especializada em desenvolvimento e fabricação de RPAs, Aeronaves Remotamente Pilotadas, também conhecidas como drones. Desenvolve toda a parte mecânica, de hardware e software dos equipamentos, e possui sede na cidade paulista de São Carlos.

FIP BIOTEC E CIÊNCIAS DA VIDA

  • Setores estratégicos: biotecnologia e ciências da vida
  • Status: operacional desde 2019
  • Empresa gestora: FIR Gestão de Investimentos S.A.

O Fundo de Investimento em Participações Biotec e Ciências da Vida busca incentivar empresas atuantes no setor de biotecnologia e ciências da vida, incluindo as atividades: Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I); desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços; prestação de serviços especializados à cadeia de biotecnologia e biociências; equipamentos aplicados para a medicina, inclusive diagnóstico por imagem; tecnologias de manufatura aditiva e/ou avançada, aplicadas ao setor; e outras tecnologias voltadas para o segmento.

O fundo detém, em suas investidas, a seguinte empresa:

NEXODATA: empresa sediada em São Paulo/SP, fornece uma plataforma de prescrição eletrônica de medicamentos com interface específica para cada parte envolvida no processo – prescritores, pacientes e farmácias. A solução integra grandes instituições de saúde em seus processos de digitalização e outros sistemas, gerando
eficiência. A proposta é apoiar médicos na escolha do melhor tratamento e pacientes, oferecendo praticidade e segurança.

PLAMEV: a Plamev oferece seis tipos de planos de saúde pet (cães e gatos), com uma rede credenciada já criada. Seus serviços incluem pet passport, cobertura internacional do plano de saúde animal, além de reembolso de consultas realizadas fora da rede credenciada.

VITAPART: fundada em 2017, em Belo Horizonte/MG, a Vitapart é um grupo de bancos de sangue
composto por médicos hematologistas e hemoterapeutas, além de gestores do mercado da saúde
reconhecidos em todo o Brasil. Com operações que abrangem mais de 100 clínicas e hospitais em oito
estados, realizando cerca de sete mil coletas por mês, oferece serviço de medicina transfusional com
foco no cuidado humanizado e na entrega de valor ao paciente, atuando desde a mobilização de
doadores até o procedimento transfusional.

FIP SEED4SCIENCE

  • Setor estratégico: capital semente
  • Status: operacional desde 2018
  • Empresa gestora: Fundepar Gestão e Consultoria

O Seed4Science é um fundo de investimento de capital semente destinado a empresas inovadoras, com faturamento máximo de R$ 16 milhões/ano, e que possuam a tecnologia como diferencial competitivo. Por meio desse fundo, a Codemge oportuniza negócios pioneiros que estão em fases iniciais de maturação. Os segmentos-alvo são: biotecnologia, nanotecnologia, internet das coisas, materiais avançados e tecnologia da informação e comunicação. A empresa gestora do Seed4Science é a Fundepar Gestão e Consultoria. Outros cotistas são a Fundep, Fapemig, Fundepar, Funarbe, Bandes e BDMG.

O fundo detém, em suas investidas, as seguintes empresas:

ARATU: sediada na TecVitória incubadora, em Vitória/ES, a Aratu desenvolve e produz equipamentos
para pesquisa e monitoramento ambiental.

KUNUMI: aplica soluções multissetoriais para demandas específicas com base em machine learning e
redes neurais. Está dedicada à solução de problemas complexos por meio de Inteligência Artificial. A
empresa possui escritórios em Belo Horizonte/MG e em São Paulo/SP.

LOGPYX: empresa de Belo Horizonte/MG especializada na construção de soluções para o aumento de
eficiência logística utilizando geolocalização e Internet das Coisas.

LUME ROBOTICS: empresa de base tecnológica, criada por profissionais formados no Laboratório de
Computação de Alto Desempenho (LCAD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Desenvolve sistemas robóticos avançados como, por exemplo, para veículos autônomos, por meio de
robótica probabilística, inteligência artificial e redes neurais.

NEURALMIND: é especialista no desenvolvimento de produtos usando técnicas avançadas em
Inteligência Artificial. O foco está em solucionar problemas complexos que envolvem: processamento
de imagens e vídeos, análise de textos, detecção de fraudes, garantia de compliance e reconhecimento
de padrões. A empresa é sediada em Campinas/SP.

OPTIMAL ENERGY: sediada na capital mineira, desenvolve aplicação de otimização multiobjetivo e
inteligência computacional para o setor elétrico.



Voltar