ATIVIDADES EM DESTAQUE

Juiz de Fora

Expominas Juiz de Fora

O Expominas Juiz de Fora está localizado na Rodovia BR 040, km 790, São Pedro, a cerca de 15 minutos do Centro da cidade. Trata-se de um espaço multiuso, inaugurado em 2006 e dotado de infraestrutura para receber diferentes tipos de eventos: das grandes feiras e encontros científicos às apresentações artísticas, pequenas convenções, congressos, solenidades, exposições, eventos sociais e reuniões executivas. Sua estrutura permite atender até 13 mil pessoas simultaneamente, possibilitando a realização de seis eventos distintos.

Em decorrência das novas diretrizes determinadas pelo governo do Estado de Minas Gerais, a Codemge abriu processo licitatório, que ocorrerá em 6/1/21 às 9h (horário de Brasília) eletronicamente, através do Portal de Compras do Estado de Minas Gerais – www.compras.mg.gov.br, de administração da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG, para alienação do Expominas Juiz de Fora. A expectativa é que o processo seja concluído com sucesso para gerar novas possibilidades de negócios e fomentar economia regional.

Teatro Paschoal Carlos Magno em Juiz de Fora

O Governo de Minas Gerais inaugurou em 02/03/18 o Teatro Paschoal Carlos Magno, em Juiz de Fora, no Território da Mata. O espaço, cujas obras foram interrompidas ainda na década de 1980 e retomadas apenas em 2015, foi concluído graças a um convênio entre o Governo de Minas Gerais e a Prefeitura de Juiz de Fora. O investimento realizado por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) foi de R$ 6 milhões.

A construção do Teatro Paschoal Carlos Magno começou em 26 de fevereiro de 1981. A proposta de conceber um teatro municipal em Juiz de Fora surgiu durante uma apresentação teatral, que contava com a presença, na plateia, do autor, diretor e produtor Paschoal Carlos Magno. Diante do público, Paschoal fez um apelo ao então prefeito Francisco de Mello Reis, que presenteasse a cidade com mais um espaço apropriado para manifestações artísticas.

A Prefeitura de Juiz de Fora iniciou a construção do teatro, no entanto, problemas estruturais levaram a quase 40 anos de interrupção da obra, agora concluída com o apoio do Governo de Minas Gerais e da Codemge.

O empreendimento conta com um teatro para 400 pessoas, além de galeria de arte, anfiteatro, café e espaço para reuniões e ensaios.

Guia Histórico dos Teatros

A Codemge contratou empresa para elaboração de conteúdo histórico dos teatros de Minas Gerais, para inserção no portal turístico www.minasgerais.com.br. No Território Mata, as cidades identificadas com conteúdo histórico dos teatros de Minas Gerais são: Além Paraíba, Cataguases, Juiz de Fora, Muriaé e Ubá. O trabalho foi entregue em outubro/16.



Voltar