ÁREAS DE ATUAÇÃO

Parques e Balneários

A Codemge estabeleceu parcerias na gestão dos parques, balneários, fontes e hotéis em estâncias hidrominerais que ajudam a preservar o rico acervo turístico e histórico de Minas Gerais.

Conhecidas em todo o mundo, as cidades das águas curadoras, incluindo Cambuquira, Caxambu, Lambari, Poços de Caldas, Araxá e seus entornos, destacam-se também pelo seu clima ameno e pela gentileza de seus habitantes, mestres em receber com a genuína hospitalidade mineira. Essas cidades tradicionalmente atraem turistas do país e do exterior, que se encantam com as belíssimas paisagens e desfrutam da hospedagem em hotéis históricos, dotados de excelência em serviços e infraestrutura. Oferecem aos visitantes terapias de águas em suas termas, relaxamento nas casas de banho, passeios nos parques e uma gastronomia exuberante.

Trata-se de um rico e diversificado patrimônio, ao qual a Codemge dedica especial atenção, valorizando e cuidando da preservação desse importante acervo turístico e histórico de Minas Gerais.

São especialmente famosos os balneários do Circuito das Águas, como ficou conhecida essa atraente região de Minas Gerais:

  • Balneário e Thermas de Poços de Caldas – gestão: Codemge
  • Balneário de Águas Santas em Tiradentes – parceria: Grupo Cantina do Ítalo
  • Balneário de Pocinhos do Rio Verde – gestão: Codemge em parceria com a Prefeitura de Caldas
  • Parque das Águas de Caxambu – gestão: Codemge
  • Parque das Águas de Lambari – em processo de doação à Prefeitura de Lambari
  • Parque das Águas de Cambuquira – parceria: Prefeitura de Cambuquira

 

Pesquisa geoambiental no Circuito das Águas de Minas Gerais

A Codemge está realizando o Projeto de Pesquisa do Circuito das Águas, no Território Sul. Os estudos buscam atualizar e aprofundar os conhecimentos técnico-científicos sobre áreas das fontes hidrominerais da Companhia na Bacia do Rio Verde, abrangendo as estâncias de Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cambuquira e Lambari. A iniciativa é importante para ampliar a compreensão da origem e dos fatores influenciadores das águas minerais na região. Viabilizada mediante contrato com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), a ação conta com investimento de R$ 1.997.800,00, oriundos da Codemge. O projeto foi iniciado em janeiro de 2018, e o prazo para o final dos trabalhos está planejado para dezembro de 2018.

Clique aqui para ter acesso à apresentação do Projeto Circuito das Águas.


Localização

À exceção do Balneário de Águas Santas, localizado na região do Campo das Vertentes, em Tiradentes, os demais parques e balneários estão no Sul de Minas, região do Circuito das Águas.

parques_e_balnearios_mapa_localizacao



Voltar