ÁREAS DE ATUAÇÃO

Turismo de negócios

O turismo de negócios e eventos contribui para ampliar as divisas de Minas. A Codemge atua na gestão dos Expominas, espaços que credenciam o Estado para sediar vários tipos de eventos, atraindo novos negócios e investimentos. Os Expominas estão preparados para receber desde grandes festas ao ar livre a congressos e feiras em seus amplos pavilhões.

Atualmente, o Expominas está presente nas cidades de Belo Horizonte, Araxá, Juiz de Fora, Teófilo Otoni e São João del-Rei, em implantação. 

Agenda de eventos – Expominas BH

 

Minascentro

O Minascentro foi criado em 1981 pelo Decreto Estadual nº 21.226, para sediar o encontro das artes, cultura, indústria, comércio, ciência e turismo. Sua inauguração oficial ocorreu em 15 de março de 1984. Conforme a Lei nº 22.287, de 14 de setembro de 2016, a então Codemig assumiu a gestão do espaço. A Codemge está adotando o modelo de concessão de uso de espaços públicos, a título oneroso, à iniciativa privada, a empreendedores com capacidade e expertise devidamente comprovadas, no intuito de implementar dinamismo e operacionalidade ao empreendimento, sendo remunerada, principalmente, por royalties sobre a receita bruta, sem prejuízo de recebimento de percentual mínimo incidente sobre tal faturamento. 

O espaço foi temporariamente fechado em janeiro de 2018, com vistas à preparação para execução das obras e em face da situação estrutural do prédio e da premente necessidade de reforma. A suspensão temporária das atividades da edificação se deve: aos riscos de interferência das obras nos eventos, com possível ônus de indenização aos locatários, pela Codemge; aos riscos de interferência dos eventos na execução das obras, podendo gerar a necessidade de aditivos de preço e prazo, o que oneraria adicionalmente a Companhia; à obrigação da Empresa de contratar serviços nos preços e prazos que melhor atendem à demanda e, por conseguinte, à população. Além disso, trata-se de reforma estruturante, motivo pelo qual há impossibilidade de efetuá-la concomitantemente à realização de eventos, inclusive para que não se ponha em risco a segurança dos usuários do espaço.



Voltar