A Codemge, Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, assinou em 12/8 a venda de sua participação de 23,38% na Datora Participações (Datora), empresa de prestação de serviços de telecomunicações e de conectividade no Brasil.
Essa participação foi adquirida em 2015, orientada, na época, pelo conceito de Estado Empresário, participando em empresas privadas nos mais diversos setores com o objetivo de estimular o desenvolvimento destes, em nosso Estado.
A venda para o setor privado, em 2024, representa mais uma ação do Governo de Minas Gerais que tem como objetivo concentrar seus recursos e trabalho em funções essenciais como segurança, saúde e infraestrutura.
A venda da participação da Codemge alcançou o dobro do valor investido. Esse montante vem em um momento estratégico para a Companhia que direciona seus esforços para implementação de projetos de desenvolvimento econômico com investimentos em infraestrutura econômica e social (estradas, escolas, hospitais e saneamento).
“É importante destacar que a transição do controle estatal para a administração privada não é uma solução simples e passível de ser realizada a qualquer momento por um valor justo. No passado recente obtivemos ofertas de compras por valores inferiores ao valor investido.” afirma Helger Marra, diretor de mercados e ativos da Codemge.
“Uma operação de venda como esta deve ser feita com cuidado, garantindo que os interesses públicos sejam devidamente protegidos. No entanto, quando bem implementada, podemos perceber o Estado focando em suas responsabilidades principais e promovendo um ambiente de negócios mais dinâmico e eficiente.”, completa Sérgio Lopes, presidente da Companhia.