Papel estratégico da Companhia em parcerias entre os setores público e privado contribui para o crescimento econômico e o bem-estar da população
Os avanços no crescimento econômico e nos benefícios para a população mineira ganham destaque com a participação da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) no Conexão Empresarial Anual Araxá 24. A 13ª edição é realizada de até domingo, 16/6, no Grande Hotel de Araxá, reunindo governantes, ministros, empresários e representantes da sociedade organizada. Considerado o maior evento empresarial de Minas Gerais e um dos mais importantes palcos de debate sobre economia e política, o encontro deste ano recebe o vice-governador, Professor Mateus Simões, e diretores da Codemge.
Nesta sexta-feira, 14/6, o vice-governador inaugurou a plenária de palestras, expondo “o que esperar da gestão do Governo do Estado em prol do desenvolvimento de Minas”. O diretor-presidente da Codemge, Sérgio Cabral, e o prefeito de Nova Lima, João Marcelo, também participaram da abertura do evento.
Cabral apresentou painel sobre projetos de infraestrutura que promovem o desenvolvimento econômico e social do Estado. Em sua fala, o presidente da Codemge explicou a atuação estratégica da Companhia como estruturadora dos projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs), em apoio à Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). Além disso, realçou que a Empresa está apta a prestar auxílio técnico e operacional aos municípios, sob diversas formas de contratação, mediante pagamento atrelado ao sucesso do projeto, pelo parceiro privado, sem custos às prefeituras.
“As concessões e PPPs são importantes para ampliar e aprimorar serviços prestados à população mineira”, pontuou Cabral. “A eficiência na gestão dos contratos, com foco nos resultados, e a manutenção ágil da infraestrutura e de equipamentos públicos são outros benefícios, potencializados pelo trabalho da Codemge em prol do crescimento econômico e do bem-estar da população”, acrescentou.
O gestor salientou como resultado o desenvolvimento do Estado em uma perspectiva estratégica e geográfica que contempla vários setores. Com relação aos investimentos viabilizados, mais de R$ 52 bilhões são estimados em benefícios totais para o Estado, impactando a vida de mais de 10 milhões de pessoas em Minas.
Também compõem a programação do evento, iniciado ontem (13/6), outras palestras, debates e ações de relacionamento. O cenário político, econômico e social no Brasil está em foco, permitindo a conexão de ideias, projetos e ações em favor do Estado e do País.
Fomento da Codemge
Patrocinadora do evento, a Codemge fomenta ações de promoção ao desenvolvimento da economia mineira. O apoio ao Conexão Empresarial proporciona espaços para estruturação de ações de interesse da Companhia, com foco em relacionamento com empresas, entidades, lideranças estaduais e municipais, em um ambiente próprio para ativação da imagem e promoção de negócios e parcerias.
Centenas de participantes do Conexão Empresarial poderão admirar também a estrutura majestosa do Grande Hotel de Araxá, empreendimento da Codemge gerido por parceiro privado em uma articulação exitosa.
O evento
O Conexão Empresarial é, segundo a organização, o único evento realizado em Minas que reúne presidentes e dirigentes de empresas dos diversos segmentos da atividade econômica, além de lideranças políticas e de entidades diversas para um encontro de relacionamento e negócios. A iniciativa se consolidou como um dos grandes encontros para debate e reflexão sobre o contexto político, econômico e social no País, com programação empresarial, social, cultural e de entretenimento.
Com isso, o evento busca permitir que o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada possam, cada vez mais, pensar, propor e executar políticas e ações para alavancar o desenvolvimento econômico. Desde 2023, o encontro retornou a Araxá, onde foi realizada sua primeira edição, em 2003. A proposta foi criar um momento específico e dedicado para empresas, entidades, lideranças empresariais e de classe para discussão de temas relevantes de interesse público, nos diversos campos da atividade política, econômica, de inovação e desenvolvimento sustentável.