A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e o município de Poços de Caldas estão em tratativas para estruturar a reativação do monotrilho da cidade, por meio de concessão à iniciativa privada.
A Seinfra e a Codemge irão conduzir os estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira, jurídica e operacional e definir os moldes e condições do contrato de concessão. O Município, em seguida, deverá conduzir o processo de licitação e a gestão do contrato com o parceiro privado, assessorada pelos órgãos estaduais.
Além dos impactos positivos na infraestrutura de transporte de Poços de Caldas, a reativação do monotrilho também vai contribuir para o desenvolvimento do turismo local. A previsão é que a licitação seja aberta em 2023.
O monotrilho
Com 5km de extensão, o monotrilho de Poços de Caldas liga a área central à zona oeste da cidade, onde estão o Terminal Rodoviário e o estádio, e onde se pretende implantar o novo Centro Administrativo Municipal.
Inaugurado em setembro de 2000, o monotrilho de Poços de Caldas passou por problemas técnicos diversos e não chegou a funcionar regularmente. O sistema encontra-se totalmente desativado desde 2003.