ATIVIDADES EM DESTAQUE

Codemge e Seinfra realizam workshop gerencial do PELT Curto Prazo para gestores de transportes e logística

6 de novembro de 2024

A Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais) e a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias) realizaram importante workshop gerencial voltado ao Plano Estadual de Logística e Transportes de Minas Gerais (PELT MG), no dia 30 de outubro, em Belo Horizonte. Na oportunidade, a Diretoria de Concessões e Parcerias da Codemge apresentou os resultados da avaliação da carteira de projetos de curto prazo dos setores rodoviário, ferroviário, aeroportuário e aquaviário aos gestores participantes.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno Barros de Souza; o diretor-presidente da Codemge, Sérgio Lopes; e o diretor de Concessões e Parcerias da Companhia, Diogo Prosdocimi, participaram do evento, além de representantes do DER-MG (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais) e da Infra S.A., empresa pública federal, vinculada ao Ministério dos Transportes. Também estiveram presentes os representantes das subsecretarias de Transportes e Mobilidade (SubMob), Regulação e Transporte (SubReg) e Concessões e Parcerias (SubPPP), além do gabinete da Seinfra.

Para todos verem – na foto, da esquerda para a direita, estão: Aaron Dalla, subsecretário de Transportes e Mobilidade; Diogo Prosdocimi, diretor da Codemge; Sérgio Lopes, presidente da Codemge; e Pedro Bruno, secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias. Crédito da foto: Thiago Fernandes.

Os objetivos do workshop gerencial foram coletar percepções dos gestores do estado em relação aos resultados preliminares do Plano; ajustar as carteiras de investimentos com outras informações relevantes sobre os projetos; e realizar avaliações de riscos para aprimorar a classificação das prioridades. Ao passar pela análise de diferentes atores do sistema, a carteira de projetos recomendada nos produtos do PELT MG resultará em propostas assertivas e eficazes. A metodologia Modelo de Cinco Dimensões, desenvolvida pelo Tesouro Britânico, está sendo aplicada ao PELT, de forma pioneira. Busca-se, com essa ferramenta de gestão, potencializar o impacto e a eficiência das ações.

O diretor-presidente da Codemge, Sérgio Lopes, destacou o olhar de futuro que sustenta o PELT MG: “estamos em um momento muito importante, com perspectiva de transformar Minas Gerais com ações de curto, médio e longo prazo que levarão os setores de logística e transporte a um grande avanço”, disse.

PELT MG

O Plano dará origem a um documento técnico, com visão de Estado, contendo cenários, avaliações e recomendações de ações de curto, médio e longo prazos, de empreendimentos, obras e iniciativas voltadas ao transporte de bens e pessoas nas rodovias, ferrovias, aeroportos, dutos e vias navegáveis de Minas Gerais. Baseado nas melhores práticas nacionais e internacionais de planejamento de transportes, o plano trará mais previsibilidade para a aplicação de recursos, o que é importante para o financiamento das obras de infraestrutura e para os investidores. A carteira inicial de análise do PELT MG conta com mais de 900 empreendimentos, que agrupam mais de nove mil obras por todo o estado.

Estão previstos três principais produtos dentro do plano: a Política Estadual de Logística e Transportes de Minas Gerais, que será publicada em breve como uma Resolução Seinfra; o PELT Curto Prazo, que recomendará as ações para 2025/2026 e será lançado este ano; e o PELT Longo Prazo, que recomendará as ações para um horizonte de 30 anos (2055) e será lançado no segundo semestre de 2025.

Para todos verem – o gerente de Planejamento, Pesquisa de Inovação da Codemge, Leandro Rodrigues e Silva, fala aos gestores participantes
Para todos verem – foto do público participante do workshop gerencial do PELT MG
Para todos verem – foto do momento da coleta de informações junto aos gestores participantes do workshop
Para todos verem – equipe da Diretoria de Concessões e Parcerias da Codemge, responsável pela realização do evento

Crédito das fotos: Thiago Fernandes.