ATIVIDADES EM DESTAQUE

Codemge e UNOPS realizam 1º Workshop PPPs para o desenvolvimento sustentável

19 de setembro de 2024

Evento em Belo Horizonte é fruto da parceria entre organismos das Nações Unidas e Companhia

A relação entre sustentabilidade, parcerias público-privadas (PPPs) e desenvolvimento foi o tema central de workshop realizado nesta quinta-feira (19/9), no auditório do P7 Criativo, em Belo Horizonte. Representantes do UNOPS (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos), organismo da ONU especializado em infraestrutura e gestão de projetos, falaram sobre o papel das PPPs no impulsionamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas globais de sustentabilidade.

O evento é uma realização da Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais) em parceria com o UNOPS e a UNECE (Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa).

O diretor-presidente da Companhia, Sérgio Cabral, abriu o workshop comentando sobre a oficialização do trabalho conjunto entre Codemge, UNOPS e UNECE: “É o início de uma parceria focada em projetos e em melhorar a vida de quem mais precisa do serviço público. Temos que nos orgulhar de estar na vanguarda das modelagens em PPPs”, afirma.

Uma das preocupações desse trabalho, segundo o diretor de Projetos Estratégicos e Mineração, Daniel Raemdonck, é em como agregar os ODS de forma prática à estruturação de PPPs: “Nossa obrigação não é só construir infraestrutura, hospital e escola. É pensar como isso afeta nosso município, nosso estado. É ser capaz de medir como impactamos social e economicamente a sociedade por meio dos projetos”, explica.

A construção de um legado para o estado é também tratada na apresentação do especialista em Parcerias Público-Privadas do UNOPS, Bernardo Bahia, que salienta a necessidade de “se estruturar um projeto pensando nas pessoas, no ambiente e no futuro que a infraestrutura pode deixar para o desenvolvimento econômico-social e ambiental”. Para esclarecer o que isso significa na prática, a oficial de Diversidade e Inclusão do UNOPS Brasil, Lívia Alen, destacou dois pontos. O primeiro é estabelecer, desde o começo de uma PPP, qual ODS ela ajuda a atingir e que direitos ajuda a garantir. Além disso, de acordo com Lívia, é essencial “pensar na PPP como um todo, na relação entre as partes interessadas, na transparência, se é um modelo replicável”, completa.

Participaram também do workshop o oficial de Assuntos Econômicos da UNECE e secretário do grupo de trabalho em PPPs, Claudio Meza, e a Associada Sênior e especialista em socioeducação do UNOPS, Isabela Ribeiro.

A programação da manhã foi aberta ao público geral e trouxe melhores práticas do tema, no Brasil e no mundo. Na parte da tarde, uma oficina de aprofundamento em PPPs e sustentabilidade foi realizada para os membros do Grupo de Trabalho – ODS, composto por gestores da Codemge.

Iniciativas de difusão de conhecimento nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento urbano e regional fazem parte de um acordo de cooperação assinado pelas instituições.