ATIVIDADES EM DESTAQUE

Codemge participa de encerramento do projeto Na@Mo

15 de dezembro de 2021

Iniciativa viabilizada pela Companhia marca término com apresentação de protótipos

Crédito: Acervo Codemge

Representantes da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) participaram da cerimônia de encerramento do projeto Na@Mo, realizada no dia 9 de dezembro, às 15 horas, no Auditório do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento marcou a passagem para a fase comercial do empreendimento.

Desenvolvido pela UFMG, por meio da Unidade Embrapii DCC-UFMG, e pelo Senai Cimatec, com apoio do Governo de Minas, através da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o Na@Mo teve como objetivo a criação do nanoscópio, dispositivo que permite a análise em alta resolução de estruturas nanométricas, como átomos e moléculas. O projeto, que também recebe incentivo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), faz parte do portfólio da Codemge desde 2018.

Durante a solenidade, representantes do Senai Cimatec, do Laboratório de Nano-Espectroscopia do Departamento de Física da UFMG e da recém criada FabNS, empresa constituída a partir do Na@MO, apresentaram os dois protótipos pré-comerciais do nanoscópio. A tecnologia está pronta para ser transferida a laboratórios de pesquisa e indústria especializada.

Crédito: Acervo Codemge

O Na@MO já rendeu inúmeras patentes e foi matéria de capa da edição de fevereiro da revista Nature, uma das mais conceituadas publicações científicas do mundo.

Nanoscópio

O nanoscópio (ou nanospectômetro) é composto de antena que se aproxima a poucos nanômetros de distância do material, capta suas ondas eletromagnéticas e as transmite como sinal óptico a um software, que realiza a análise. A nanoantena capta a luz da amostra, transforma-a em onda propagante e a envia a detectores ópticos. As análises e imagens produzidas pelo equipamento possuem múltiplas aplicações e por diversas áreas do conhecimento, como biologia, química, física, ciência dos materiais, entre outras.

O projeto Na@Mo foi matéria de capa da edição 590 da revista Nature, uma das mais conceituadas publicações científicas do mundo, divulgada em fevereiro de 2021. O estudo divulgado na Nature revela, a partir da aplicação do nanospectômetro, imagens inéditas de bi-camadas de grafeno, um sistema que se torna supercondutor (conduz eletricidade sem resistência) quando a rotação entre as camadas é de um valor específico. Essas propriedades não poderiam ser acessadas sem a existência do equipamento.

Codemge

A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a Companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio.