Maior fórum técnico-científico do País sobre terras-raras, a quinta edição do Seminário Brasileiro de Terras-Raras (VSBTR) será realizada de 12 a 14 de abril deste ano, entre 14h e 18h, de forma on-line e gratuita. O evento já conta com 900 inscritos. A Codemge está apoiando a iniciativa com a participação de dois gestores no comitê organizador: o diretor de Administração, Rodrigo Montnegro Mesquita, e a gerente de Unidades de Negócios, Valdirene Sullas Teixeira Peressinotto.
Além disso, o diretor de Mineração, Energia e Infraestrutura, Renato de Souza Costa, participará da abertura do Seminário, o qual contará ainda com palestras de membros da Companhia. O LabFabITR, primeiro laboratório-fábrica de ligas e ímãs de terras-raras do Hemisfério Sul, também terá papel de destaque neste ano e será uma vitrine para possíveis investidores privados.
Na abertura do dia 12/4, às 14h, além do diretor Renato Costa, também estará presente o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio de Avelar. Em seguida, o evento abordará o panorama atual dos mercados produtor e consumidor de terras-raras.
No dia 13/4, está agendada a “Apresentação do LabFabITR/Codemge”, com palestra do diretor Rodrigo Mesquita, de 14h40 às 15h. A “Apresentação do Projeto MagChill”, parceria entre Codemge, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será feita entre 15h50 e 16h05, pelo pesquisador Jaime Lozano e pelo professor Cristiano Teixeira, ambos da UFSC. Já às 16h30, terá início a Mesa Redonda “Desafios de PD&I para implementação da cadeia produtiva em terras-raras no País”, da qual participará a gerente Valdirene Peressinotto.
Os seminários vêm sendo realizados desde 2011. O objetivo do evento é apresentar e discutir os desafios e perspectivas tecnológicas e comerciais para o desenvolvimento da cadeia produtiva de Elementos Terras-Raras (ETR) no Brasil, relacionados especialmente aos projetos de exploração mineral, à demanda dos setores industriais, ao uso e às aplicações dos imãs de terras-raras no âmbito do mercado de veículos elétricos e da mobilidade elétrica no País.
Os interessados em participar do 5º Seminário Brasileiro de Terras-Raras podem se inscrever gratuitamente pelo site www.cdtn.br/vseminariodeterrasraras. Nesse endereço, é possível também obter outras informações e conhecer a programação completa do fórum.