ATIVIDADES

Codemig anuncia vencedores do Prêmio Empresa Tendência e fomenta o setor mineiro da moda

13 de maio de 2016

Para além das passarelas, o desenvolvimento tem chegado às empresas mineiras do segmento da moda. O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), anunciou os vencedores da segunda edição do Prêmio Empresa Tendência. Por meio do edital de seleção pública, três categorias distintas foram contempladas: Empresa Destaque, conquistada pela Cândida Mariá; Empresa Inovadora, alcançada pela Adô Atelier de Criação; e Design Criativo, prêmio obtido pela Manoel Bernardes Joias. A iniciativa, promovida em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), estimula a indústria da confecção, calçados, bolsas e acessórios em geral, além de valorizar a excelência na gestão, o empreendedorismo e a inovação nos processos produtivos do setor, proporcionando aumento da competitividade dos produtores mineiros nos mercados nacional e internacional.

De acordo com a diretora de Fomento à Indústria Criativa da Codemig, Fernanda Medeiros Azevedo Machado, a ação impacta positivamente a economia local, na medida em que, com o prêmio, será possível para as empresas vencedoras melhorar o seu processo de produção e comercialização. Com isso, a Codemig contribui para incrementar a qualidade dos produtos desenvolvidos, aumentar a capacidade produtiva e elevar o nível de emprego do setor da moda em Minas Gerais, beneficiando a população mineira.

Segundo o diretor de Produção e Comercial da Cândida Mariá, William Pires, e a diretora de Administração e Finanças da empresa, Cândida Bonfim, o prêmio permitirá a aquisição de um utilitário importante para a organização. Já Manoel Bernardes, diretor executivo da empresa que leva seu nome, ressaltou que a premiação “é uma grande iniciativa da Codemig para a busca de competitividade das empresas mineiras nos mercados nacional e internacional e para a indução à inovação. É uma forma inteligente de obrigar a empresa a repensar os seus processos e de focar no futuro”.

Por sua vez, a sócia e diretora de Mercado da Adô Atelier, Fernanda Dubal, salientou que o Prêmio Empresa Tendência potencializará o crescimento da empresa. “Através dele, conseguiremos adquirir um software para gerenciar e unificar processos internos, desde a manufatura à comercialização na loja e e-commerce”, comemorou. “Possibilitará, assim, uma gestão mais estratégica e focada em resultados. Valorizamos muito iniciativas como essa da Codemig, por incentivar negócios locais, como o nosso, a se desenvolverem economicamente, engrandecendo o design nacional”, completou.

Considerando que o objetivo da premiação é fomentar a indústria da moda no Estado mineiro, a participação no concurso foi voltada para empresas (pessoas jurídicas) comprovadamente pertencentes a esse ramo de atuação na cadeia produtiva da moda, com sede no Estado de Minas Gerais e com potencial para geração de empregos diretos. O período de inscrição esteve aberto entre 14 de outubro e 02 de dezembro do ano passado. O resultado foi publicado em abril de 2016.

Premiação que gera desenvolvimento

Esta segunda edição do Prêmio avaliou as indústrias quanto ao modelo de gestão, à capacidade de inovação e à criatividade como diferenciais competitivos. A categoria Empresa Destaque foi destinada a organizações que se destacam pela gestão de seus negócios e veem nela uma importante ferramenta para seu sucesso. O prêmio Empresa Inovadora foi voltado para aquelas que buscam o aumento de sua produtividade e competitividade por meio de projetos de inovação. Por fim, o título de Design Criativo visou empresas que tivessem na criatividade um importante diferencial competitivo.

Por meio do edital, a Codemig disponibilizou recursos no valor total de R$ 90 mil para a premiação, a serem utilizados para aquisição de maquinário, equipamentos ou softwares relevantes para o processo produtivo das empresas vencedoras. Estas deverão prestar contas da utilização dos recursos e descrever objetivamente como os bens adquiridos contribuíram para aumentar a eficiência na produção ou nos processos da empresa como um todo.

O edital foi lançado em outubro de 2015 durante o 17º Minas Trend, principal evento de moda do Estado e um dos mais importantes do País. Na edição de abril daquele ano, a Codemig havia promovido a primeira edição do Prêmio Empresa Tendência, a fim de estimular a produção dos pequenos empreendedores da moda no Estado. Na ocasião, as inscrições foram abertas para empresas do interior de Minas Gerais, nas categorias de vestuário, bolsas, calçados e joias/bijuterias, que participaram como expositores do Minas Trend. Os vencedores do Prêmio foram: Roberta Brandão (Juiz de Fora), na categoria Vestuário; e Simone Salles (Lagoa Santa), na categoria Joias e Bijuterias. Elas foram contempladas com estande gratuito na 17ª edição do evento, incluindo montagem básica.

Incentivo à Indústria Criativa

De forma pioneira e estratégica, o Governo de Minas Gerais, por meio da Codemig, lançou em 2015 o Minas de Todas as Artes – Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa. A ação inédita busca fomentar o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e riquezas para o Estado. Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$20 milhões em editais de fomento e fortalecimento, com iniciativas de valorização de setores como Gastronomia, Audiovisual, Design, Moda, Música e Novas Mídias.

O Programa será sistemático e dará nova dimensão às ações culturais e de incentivo à economia criativa. A iniciativa se estenderá para além da Região Metropolitana de Belo Horizonte, ao valorizar as distintas regiões de Minas Gerais e promover a interiorização do desenvolvimento.