ATIVIDADES

Codemig participa da Exposibram 2017

25 de setembro de 2017

A feira, em sua 17ª edição, reuniu mais de 40 mil visitantes, em Belo Horizonte.

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), esteve presente na Exposição Internacional de Mineração e 17º Congresso Brasileiro de Mineração – Exposibram 2017, realizada de 18 a 21 de setembro no Expominas, em Belo Horizonte. Considerada uma das maiores exposições de mineração da América Latina, o evento reuniu as principais organizações do setor, privadas e públicas, especialistas, além de autoridades governamentais e entidades do segmento. O presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, participou como palestrante de duas atividades da programação do congresso.

dsc_5424 dsc_5403 dsc_5360

dsc_5396 dsc_4117 dsc_5218

dsc_4193 dsc_4005 dsc_4673

No painel “Pesquisa, desenvolvimento e inovação da cadeia produtiva de elementos de Terras Raras”, realizado no dia 20/09, Castello Branco falou sobre a inauguração do primeiro laboratório-fábrica de ligas e ímãs de terras raras do Brasil, projeto encabeçado pela Codemig e que será instalado em Lagoa Santa. Salientou que o foco do empreendimento será a pesquisa e produção de ímãs de alta qualidade em pequenas séries, além da formação e capacitação de mão de obra especializada. ”O projeto tem investimentos da ordem de R$ 175 milhões e a previsão é que o laboratório-fábrica seja inaugurado em outubro de 2018”, afirmou.

O painel contou ainda com a presença da Professora Gisele Azimi, da Universidade de Toronto, de Clóvis Souza, diretor da CBMM, e do mediador e representante do Ministério das Minas e Energia, José Luiz Amarante Araújo.

dsc_5241O presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, durante palestra na Exposibram. 

No último dia do evento, em 21/09, o presidente palestrou sobre as iniciativas do Estado na promoção do desenvolvimento econômico sustentável. Na apresentação, mencionou o grupo criado pelo governador Fernando Pimentel, que reúne os principais atores ligados às ações de fomento ao desenvolvimento em Minas Gerais. Durante a palestra, foi abordado o cenário prévio à atual gestão, em especial na parte de licenciamento ambiental, e as melhorias que a atuação do grupo tem promovido. “Processos submetidos à administração não conseguiam ser liberados e geravam um estoque que crescia continuamente. Temos conseguido diminuir esse passivo e acelerar o fluxo”, comentou. Ainda segundo Castello Branco, outra iniciativa do grupo foi a criação do licenciamento simplificado por uso insignificante de água, via internet: “mais de 8.077 certificados já foram emitidos. Esse trabalho tem grande resultado para a população, principalmente para aquele cidadão que é mais desprovido de recursos“.

Acesse as apresentações feitas durante a Exposibram: LabFabITR – Terras Raras | Minas Gerais – Desenvolvimento Sustentável

A Codemig

Em consonância com as diretrizes do Governo estadual, a Codemig pauta suas ações, de forma arrojada e moderna, em três grandes eixos estratégicos: Mineração, Energia e Infraestrutura; Indústria Criativa; e Indústria de Alta Tecnologia. A Empresa investe em vários segmentos, como extração de nióbio e terras-raras, levantamento geológico e geofísico, águas minerais, materiais estratégicos e energia, aeroespacial e defesa, biotecnologia, Internet das Coisas, telecomunicações, distritos industriais, turismo de lazer e negócios, moda, gastronomia, audiovisual, música e artes. Sua múltipla atuação está cada vez mais voltada para que riquezas gerem novas oportunidades de investimentos, aumentem a competitividade e propiciem bons negócios para o setor produtivo mineiro.