Parceria entre Governo do Estado de Minas Gerais e Ancine, novo concurso irá destinar mais de R$ 12 milhões ao audiovisual mineiro
O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro (Prodam), irá lançar novo edital para financiar a produção audiovisual mineira. A proposta do novo edital estará disponível no site da Codemge por 15 dias, de 8 a 22 de novembro de 2018, para receber sugestões e considerações do público e dos profissionais do setor.
A partir de investimento da Codemge de R$ 2,45 milhões, foram captados junto à Agência Nacional do Cinema (Ancine), por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), R$ 9,8 milhões em recursos. Serão investidos, ao todo, R$ 12,25 milhões na produção ou finalização de 13 projetos, nas categorias ficção, animação e documentário (curtas e longas-metragens) e em uma categoria nova, a de jogos eletrônicos.
Estratégia de investimento
O cinema representa uma área de expressivo potencial dentro do setor audiovisual, responsável por 0,57% do PIB brasileiro, com um desempenho equivalente ao dos setores do vestuário e de fármacos. A indústria cinematográfica tem se destacado como uma das mais dinâmicas da economia brasileira. Como empresa pública indutora do desenvolvimento, a Codemge tem atuado para que as riquezas e potencialidades do estado gerem novas oportunidades de investimentos, aumentem a competitividade e proporcionem bons negócios para esse setor produtivo.
Prodam
O lançamento deste novo edital é mais uma ação do Prodam. O Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro foi lançado em maio de 2016, reunindo representantes de instituições privadas, setoriais, órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do Estado de Minas Gerais. Encabeçada pela Secretaria de Estado de Cultura, a rede de cooperação visa atuar como um elo de forças em prol do impulso a formação, produção, distribuição, exibição e preservação do audiovisual mineiro, colocando em uma mesma direção ações diretas e dinâmicas com todos os atores envolvidos. Desde sua criação, o Prodam já viabilizou o investimento de cerca de R$ 70 milhões na cadeia do audiovisual feito em Minas Gerais.