ATIVIDADES

Empresários de distritos industriais validam plano de ação para revitalização promovida pelo Governo de Minas Gerais

5 de julho de 2016

Governador Valadares e Distrito do Jatobá, na capital, definirão prioridades, como parte do Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais, lançado pela Codemig em parceria com a Fiemg e o Sebrae-MG

Nesta semana, empresários de dois distritos industriais (DIs) mineiros reúnem-se com representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a fim de validar os planos de ação para sua revitalização nos locais onde estão instalados. O encontro é mais uma etapa do Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais, lançado pelo Governo do Estado de Minas Gerais com o objetivo de alavancar o desenvolvimento da indústria em diversas regiões do estado. Responsável pela comercialização de áreas para instalação de empresas nos distritos industriais, a Codemig irá investir, até o fim do ano, cerca de R$ 30 milhões no Programa.

Nesta terça-feira, dia 5/7, o encontro envolve lideranças empresariais de Governador Valadares, na região do Rio Doce. E, na quinta-feira, dia 7/7, a reunião será com representantes de empresas estratégicas do Vale do Jatobá, em Belo Horizonte.

Os planos de ação elaborados para cada distrito foram criados a partir de entrevistas online respondidas pelos empresários e de visitas realizadas em mais de vinte empresas de cada local, realizadas pelos consultores do Instituto Euvaldo Lodi, ligado à Fiemg.

O programa prevê, além de investimentos em infraestrutura, apoio aos processos de gestão, oferecido pelos parceiros, como a Fiemg e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG). O processo ocorre com participação de associações empresariais do município e prevê a instalação de uma governança local.

Foram escolhidos como prioritários, para receberem as ações do programa, 13 distritos industriais do estado. Além de Governador Valadares e Belo Horizonte – Distrito do Jatobá, participam: Betim, Contagem, Divinópolis, Ipatinga, Ituiutaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia. A escolha dessas localidades foi feita com base em um estudo socioeconômico dos 44 municípios, onde os 53 distritos industriais da Codemig estão instalados. Entre os critérios de seleção, estavam percentual do PIB industrial em relação ao PIB municipal, área, bioma, disponibilidade de água superficial e subterrânea, acesso logístico e existência de aterro regularizado.

Inédito e estratégico, o Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais foi lançado em maio de 2015 pelo Governo estadual, por meio da Codemig, em parceria com a Fiemg e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), tornando o Estado cada vez mais atrativo e dotado de melhores condições de competitividade para a indústria.

Serviço:

Encontro em Governador Valadares

Data: 05/07/2016

Horário: 10h

Local: ABC Borracha – Av. Industrial, 1420 – Distrito Industrial

Encontro no Vale do Jatobá, em BH

Data: 07/07/2016

Horário: 9h

Local: Perfilbrás – Rua Serra da Água Quente, 340 – Distrito Industrial