ATIVIDADES

Evento gratuito aborda produção audiovisual e empreendedorismo

9 de março de 2016

Evento promovido pelo Sebrae tem apoio da Codemig, que fomenta o segmento audiovisual por meio do Programa de Incentivo à Indústria Criativa

O setor audiovisual, o empreendedorismo e os filmes independentes serão discutidos no evento Produção Audiovisual e Distribuição, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), com apoio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). O encontro será realizado no próximo dia 15/3, entre 9h e 17h, no auditório do Sebrae (Av. Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada, Belo Horizonte), e contará com palestra da cineasta norte-americana Ramona Diaz. As inscrições podem ser feitas até 14/3. A entrada é gratuita, estando sujeita à lotação do espaço.

De 9h às 12h, o tema da conversa será “A realização audiovisual e o empreendedorismo”. O objetivo é evidenciar o produtor como empreendedor, pois o profissional aposta em produtos de valorização aleatória e rentabilidade incerta. A palestra também indicará as pistas para empreender num setor como o audiovisual.

Entre 14h e 17h, o assunto em foco será “Estratégia de divulgação e distribuição de filmes independentes”. O encontro abordará o complexo universo dos festivais de cinema, da distribuição e da promoção de obras audiovisuais independentes.

Regularmente convidada para participar como jurada de festivais de cinema internacionais, a cineasta independente Ramona Diaz é reconhecida por seu documentário “Don’t stop believin’: Everyman’s Journey” (2012), sobre o filipino Arnel Pineda. É formada pela faculdade Emerson, de Boston, com mestrado em Comunicação pela Universidade de Stanford.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no Sebrae Minas, pelos telefones (31) 3285-2622 e 0800-570-0800.

Codemig incentiva setor audiovisual

A Codemig e o Estado de Minas Gerais estão investindo, até o fim de 2018, mais de R$20 milhões em editais de fomento e fortalecimento de setores como audiovisual, gastronomia, moda e música, por meio do Minas de Todas as Artes — Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa. Uma das primeiras ações da iniciativa em 2015 foi o Edital de Seleção de Propostas de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais de Longa-Metragem para Cinema e Séries para Televisão. Firmado entre a Empresa e a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, o Edital recebeu 137 projetos e selecionou 18 propostas, somando investimentos de R$2.475.000,00.

Outra ação de fomento ao setor de audiovisual mineiro entrou em cena: o concurso para selecionar dois projetos de longa-metragem de ficção não publicitária para cinema, oriundos de produção mineira independente. A ação tem o apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura, além da parceria inédita com a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Em 2016, a Codemig lançou uma nova frente que dinamizará o setor cinematográfico e ampliará o acesso dos mineiros à cultura audiovisual. Por meio do Programa Codemig de Apoio ao Cinema, serão implantadas novas salas de cinema no Estado.

Outra iniciativa é a realização, em Belo Horizonte, do Minas Audiovisual Expo 2016 (MAX), evento de comercialização da produção cinematográfica mineira para os mercados nacional e internacional, que promoverá mostras de projetos/pilotos e rodadas de negócios para grandes compradores da televisão brasileira. Todas essas iniciativas buscam fomentar negócios que gerem empregos e riquezas para o Estado.