ÁREAS DE ATUAÇÃO

Governo de Minas Gerais e Codemge investem em educação e desenvolvimento no Vale do Jequitinhonha

4 de março de 2020

Campus Araçuaí do IFNMG ganha novo prédio e laboratório de mineração e mineralogia; inauguração das novas instalações ocorre nesta sexta-feira, 6/3

Codemge investiu cerca de R$ 2,8 milhões na iniciativa (foto: Divulgação IFNMG)

O Governo do Estado e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) inauguram na sexta-feira, 6/3, às 10h, em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, as novas instalações do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). A Codemge investiu cerca de R$ 2,8 milhões na construção do novo prédio pedagógico, que conta com uma moderna estrutura dotada de 12 salas de aula, além de instalações sanitárias. Também será aberto o novo laboratório de mineralogia e tratamento de minérios, completamente equipado e modernizado. O diretor de Mineração, Energia e Infraestrutura da Codemge, Renato de Souza Costa, o diretor de Patrimônio da Companhia, José Randolfo Rezende Sant’Ana, o reitor do IFNMG, José Ricardo Martins da Silva, e o diretor-geral do IFNMG – Campus Araçuaí, professor Aécio Oliveira de Miranda, participarão do evento de abertura dos espaços.

A iniciativa foi viabilizada por meio de Termo de Cooperação Técnica, firmado entre a Codemge e o Instituto em julho de 2018, com vistas à ampliação e a melhorias do Campus Araçuaí. As novas instalações serão utilizadas na formação de profissionais técnicos nos cursos de Mineração e Mineralogia, a serem implantados e ofertados à população na entidade. A previsão do IFNMG é que o novo curso seja ofertado até 2021. Enquanto isso, o laboratório estará aberto para atender a outras áreas de formação da escola.

A obra realizada ampliou em 1.120 metros quadrados a área construída no campus. De acordo com o IFNMG – Campus Araçuaí, a entrega do novo prédio pedagógico e dos laboratórios representa uma grande conquista para a comunidade escolar e a sociedade.

A obra ampliou em 1.120 metros quadrados a área construída no campus (foto: Acervo Codemge)

Educação e desenvolvimento

A parceria entre Codemge e IFNMG beneficia diretamente a região de Araçuaí e o Estado de Minas Gerais, promovendo a educação e o desenvolvimento socioeconômico mineiro. Além disso, a ação vem proporcionar a formação e a qualificação de cidadãos para atuar no mercado de trabalho, de modo a potencializar ações de pesquisa e inovação tecnológica, ensino, extensão e pós-graduação.

A cooperação estabelecida veio ao encontro da demanda regional, considerando que a mineração desponta entre as potencialidades de desenvolvimento do território do Médio Jequitinhonha, composto pelos municípios de Araçuaí, Berilo, Caraí, Chapada do Norte, Comercinho, Coronel Murta, Francisco Badaró, Itaobim, Itinga, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas, Medina, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes e Virgem da Lapa.

Nova estrutura vai ampliar a qualificação de cidadãos para o mercado de trabalho (foto: Divulgação IFNMG)

União de esforços

Pelo termo de cooperação, ficou sob responsabilidade do Instituto a contratação dos projetos executivos de arquitetura e de engenharia, bem como a orçamentação. Outra contrapartida foi a oferta do curso Técnico em Mineração pelo IFNMG, a fim de oportunizar a formação de pessoal para atuar em empreendimentos de pequeno, médio e grande portes.

A cargo da Codemge, ficou o processo de licitação e execução das obras, realizadas entre novembro de 2018 e outubro de 2019 pela Construtora Araçuaí, vencedora do certame 29/2018. O prazo de vigência do termo de cooperação é de cinco anos, até julho de 2023.

A Codemge

Empresa integrante da Administração Pública Indireta do Estado, organizada sob a forma de sociedade por ações, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais tem o Estado como único acionista e atua como indutora do desenvolvimento mineiro. A Empresa trabalha para gerar novas oportunidades de investimentos, aumentar a competitividade do Estado e propiciar bons negócios para o setor produtivo. Suas atividades estão pautadas em três grandes eixos estratégicos: Mineração, Energia e Infraestrutura; Indústria Criativa; e Indústria de Alta Tecnologia.

O IFNMG

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais foi criado em dezembro de 2008, pela Lei nº 11.892, por meio da integração do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Januária e da Escola Agrotécnica Federal de Salinas (EAF), instituições com mais de 50 anos de experiência na oferta da educação profissional. O IFNMG tem como missão formar cidadãos por meio da educação profissional, científica e tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico. Entre seus valores institucionais, estão a sustentabilidade, a inovação, o respeito, a ética e a inclusão social.

Atualmente, o Instituto conta com mais de 30 mil alunos matriculados e agrega onze campi, em Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni. A Reitoria é sediada em Montes Claros. A área de abrangência do IFNMG é formada por 176 municípios, das mesorregiões Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, cobrindo quase toda a metade norte do território mineiro e atendendo uma população total de aproximadamente 3 milhões de habitantes.

O Instituto oferece gratuitamente cursos técnicos de nível médio (nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio), presenciais e a distância, cursos técnicos Proeja (Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos), FIC (Formação Inicial e Continuada), cursos superiores (tecnologia, bacharelado e licenciatura) e pós-graduação. Além disso, o INFMG busca desenvolver programas de extensão e divulgação científica e tecnológica, bem como realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico. Outras informações: www.ifnmg.edu.br.

Serviço

Evento: Inauguração das novas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) ― Campus Araçuaí

Data e horário: 06/03/20, sexta-feira, às 10h

Local: Ginásio Poliesportivo do IFNMG – Campus Araçuaí (Fazenda do Meio Pé da Serra, s/n, BR 367, km 278, Araçuaí-MG)