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Governo de Minas Gerais e Codemge promovem a riqueza culinária do estado

18 de junho de 2018

Espaços Mineiraria levam a gastronomia mineira a diversos eventos no mês de junho

O Governo de Minas Gerais e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) levam a tradição da boa culinária mineira a diferentes eventos e locais neste mês de junho. Os espaços itinerantes da Mineiraria oferecem aos produtores a oportunidade de expor e vender suas mercadorias, além de divulgar a riqueza culinária do estado.

Um espaço itinerante da Mineiraria está montado no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte para apresentar e comercializar delícias tipicamente mineiras entre as cerca de 40 mil pessoas que transitam pelo local diariamente.

Outro espaço levou a um evento em Tiradentes, com público estimado de 500 empresários, produtores de cachaça, mel, queijo, café, doces e azeite, numa parceria com o projeto Origem Minas, do Sebrae-MG e da Faemg. Além da venda direta, os produtores ofereceram ingredientes locais para a realização de refeições assinadas pelo chef veneziano Massimo Bataglini. Residindo no país há 20 anos, o chef é representante de peso da culinária italiana, e seus restaurantes na capital mineira foram premiados diversas vezes. Dentro do conceito da Mineiraria de promover a integração de saberes tradicionais com a alta gastronomia, Bataglini recebeu como convidada, para realização de parte do cardápio, Leninha, cozinheira conhecida em Paracatu, no noroeste do estado.

Por fim, a Mineiraria estará presente também na Megaleite, que será realizada no Parque da Gameleira de 20 a 23 de junho. Dez produtores irão oferecer degustação e venda das suas mercadorias no evento, que é a maior feira leiteira do País e tem na programação torneios, leilões, feira de negócios, debates e palestras.

Mineiraria e +Gastronomia

O lançamento da Mineiraria e do programa Mais Gastronomia, em maio de 2017, representou o incremento e a sistematização de diversas ações de incentivo à gastronomia no Estado, com objetivo de ser uma vitrine para a culinária mineira e projetar mercadorias, profissionais e tradições.

Os Espaços Mineiraria já foram responsáveis por levar mais de 90 expositores a 16 eventos pelo País. Além da comercialização direta, em alguns casos, os empreendedores tiveram também a oportunidade de participar de encontros de negócio com supermercadistas e proprietários de bares, restaurantes e empórios locais, com o objetivo de capitalizar a visibilidade e o impulso dados pelos eventos para construir parcerias duradouras e proporcionar aos produtos mineiros uma maior inserção no mercado nacional.

O Governo do Estado e a Codemge incluíram a gastronomia no escopo de promoção do desenvolvimento econômico, considerando-a um setor estratégico com ampla capacidade de alavancar outros setores da sua cadeia de valor, como o agronegócio e o turismo de eventos, tornando-os mais inovadores, dinâmicos e competitivos. Os empreendedores desse segmento, ao receberem recursos públicos alinhados ao seu potencial e à sua criatividade, podem ampliar a produtividade e a competitividade de Minas Gerais no mercado brasileiro, principalmente como um destino turístico-gastronômico de referência.

Indústria Criativa

O fomento da Codemge à gastronomia integra o Minas de Todas as Artes – Programa de Incentivo à Indústria Criativa, lançado em agosto de 2015. A iniciativa inédita e estratégica busca fomentar o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e riquezas para o Estado. Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 50 milhões em ações de fomento e fortalecimento, com iniciativas de valorização de setores como gastronomia, audiovisual, design, moda, música e novas mídias.