Desenvolvimento de projetos em rodovias, saneamento, educação e saúde foi foco da troca de experiências entre setores público e privado
A Codemge esteve presente na 12ª edição do Fórum PPP das Américas, realizado nos dias 8 e 9 de abril, em Lima, no Peru. O evento é organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Mais de 600 participantes e mais de 160 painelistas se reuniram para discutir temas como transformação digital, aproveitamento de recursos para fechar lacunas de infraestrutura, inovação para o desenvolvimento de projetos sustentáveis e avaliação do impacto de projetos de infraestrutura.
Os painéis tiveram foco setorial e troca de experiências com o setor privado sobre o desenvolvimento de projetos em áreas como saneamento, educação, saúde, transporte e energia. Além de plenárias e painéis, ainda aconteceram eventos paralelos com abordagem em tópicos como mecanismos de mitigação de riscos, responsabilidade fiscal e sustentabilidade.
A diretora de Infraestrutura e PPPs da Codemge, Fernanda Alen, representou a Companhia no evento. Ela participou do painel “Oportunidades de Investimentos de MG e SP” junto com os secretários do Governo de São Paulo, Nathalia Resende (Meio Ambiente) e Rafael Benini (Secretário de Parcerias em Investimentos), ocasião em que apresentou os projetos que estão em estruturação pela Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias e Codemge.
A diretora também teve uma agenda com o gerente de infraestrutura do BID, Tomás Serebrisky, em que foram discutidas parcerias e estruturação de projetos de PPPs entre as duas instituições, para fortalecer a formação de carteira de projetos de médio e longo prazo e as soluções de estruturação de projetos.
“O Fórum PPP das Américas é um espaço que proporciona o intercâmbio e a troca de experiências em um diálogo que promove projetos de parceria público-privada. Trouxemos nossa contribuição em modelagem de projetos e tivemos a oportunidade de conhecer outros cases. Esse é um tema crucial para a Codemge que tem como objetivo proporcionar o crescimento de Minas Gerais por meio dessas parcerias.”, comenta a diretora Fernanda Alen.
O fórum é itinerante e realizado a cada dois anos. Em 2021, sediado pelo Brasil, o evento teve sua primeira edição híbrida e revelou seu potencial de alcance na América Latina e no Caribe e entre agentes interessados em promover seu desenvolvimento.