ATIVIDADES EM DESTAQUE

Impulsionado pela economia da criatividade, Carnaval em Minas Gerais movimenta mais de R$ 4,7 bilhões no estado

15 de fevereiro de 2024

Com crescimento no fluxo de pessoas e iniciativas como sonorização de blocos e Palácio do Samba, estado se firma como um dos principais destinos do país para a folia

Minas Gerais sediou um Carnaval histórico registrando número recorde de turistas e de impacto da festa na economia. De acordo com levantamento realizado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais, o estado recebeu mais de 557 mil visitantes de outros estados, com destaque para São Paulo, Distrito Federal e Bahia. A festa, impulsionada pela economia da criatividade, gerou R$ 4,7 bilhões.

Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

No total, foram mais de 12 milhões de foliões, sendo 6,5 milhões no interior e 5,5 milhões em Belo Horizonte. Os números mostram o crescimento descentralizado da folia, registrando uma alta de 9% em relação ao ano passado. Durante o período, foram criadas 100 mil novas vagas temporárias de trabalho no estado.

O resultado demonstra os efeitos das ações do Governo de Minas, que tem reconhecido o Carnaval como uma importante política pública, com grande potencial de gerar emprego e renda, ao fortalecer o trabalho dos artistas, estruturar a festa, valorizando a experiência do público e dos turistas.

Uma dessas iniciativas alinhadas ao Estado é o patrocínio da Codemge ao Carnaval de Belo Horizonte deste ano. “À medida que a festa cresce em popularidade, também crescem os desafios logísticos para mantê-la segura, organizada e democrática”, comenta Thiago Toscano, diretor-presidente da Codemge. “Nós, como Poder Público, enxergamos neste patrocínio uma oportunidade tríplice: de valorizar a cultura mineira, gerar bem-estar social e promover o desenvolvimento de Minas”, afirma.

Avenidas dos Andradas e Amazonas com sonorização

Uma das grandes novidades do Carnaval de Belo Horizonte, nomeado em 2024 Carnaval da Liberdade, foi o sistema de sonorização implementado nas avenidas dos Andradas e Amazonas.

As caixas de som distribuídas ao longo dos trajetos amplificaram a música dos artistas, garantindo uma melhor experiência para os 1,5 milhão de foliões que foram conferir os desfiles de 14 blocos entre os dias 10 e 13/2. Além disso, ao fornecer som de qualidade em diversos pontos das avenidas, o sistema evitou aglomerações, contribuindo para a segurança dos foliões.

A iniciativa foi viabilizada por meio do patrocínio da Codemge, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e com apoio do Governo de Minas Gerais, Codemge e Cemig. A promoção é da doBrasil Live Marketing e Cuia Cultural.

Banheiro das Minas

O apoio da Codemge ao Carnaval de Belo Horizonte contribuiu ainda para a implementação de outras ações importantes na programação deste ano. De 10 a 13 de fevereiro, a Codemge, junto a doBrasil Live Marketing, disponibilizou às foliãs o “Banheiro das Minas”.

Foto: Acervo Codemge

A proposta visou atender com conforto e segurança o público feminino, este que mais sofre com a falta de banheiros no Carnaval. O espaço recebeu com carinho e respeito todas as mulheres (cis e trans), sendo adaptado para pessoas com deficiência.

O Banheiro das Minas esteve localizado à Rua Cláudio Manoel, entre Praça da Liberdade e Av. Brasil (saída do CCBB).

Números de Belo Horizonte
Entre os 5,5 milhões de foliões de Belo Horizonte, 312 mil são turistas, gerando 50 mil novos empregos. O ticket médio de gasto do turista foi de cerca de R$ 650, e do folião de aproximadamente R$ 250.

Na capital houve aumento na ocupação hoteleira. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MG), os hotéis da região Centro-Sul tiveram média de 82% de ocupação, de sábado (10/2) a terça-feira (13/2). Em
todas as regionais da cidade, a diária-média cresceu 17% na comparação com 2023.

Os dados mostram o bom desempenho e potencial de expansão durante o festejo. Segundo pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais, 19% dos turistas que vieram para Belo Horizonte no Carnaval se
hospedaram em hotéis. A grande maioria (67%) ficou na casa de parentes ou amigos, enquanto 14% optou por aluguéis de temporada.

O levantamento apontou ainda a oportunidade do feriado para o turismo nas cidades vizinhas, interesse revelado por 30% dos entrevistados. O fluxo de pessoas também tende a ser intenso, já que 76% dos turistas vieram para Belo
Horizonte em grupo, sendo 32% em companhia de quatro pessoas ou mais. Segundo a pesquisa, 30% dos entrevistados se identificaram como LGBTQI+.

O Carnaval da cidade foi muito bem avaliado. De acordo com o estudo, 88% dos foliões consideraram o festejo “ótimo”, atribuindo nota entre oito a dez em uma escala de zero a dez, sendo que mais da metade (52,4%) deu nota dez. A maioria absoluta (90%) pretende passar novamente o Carnaval em Belo Horizonte em 2025.

Interior de Minas
O interior recebeu 245 mil turistas, e, no total, 6,5 milhões de foliões brincaram nos quatro dias de festa. O número representa um aumento de 8% no fluxo em relação a 2023, que registrou 6 milhões de turistas. Isso contribuiu para gerar 50 mil empregos no período.

Dados do Observatório do Turismo de Minas Gerais mostram que 97% dos municípios identificaram aumento no fluxo de pessoas, comparado com 2023. Para 72% destes, o crescimento foi superior a 25%. A ocupação hoteleira ficou
acima de 80% para metade das cidades, sendo que 60% destas chegaram a ter 100% de ocupação dos quartos.

Estradas, aeroportos e rodoviária
A pesquisa apontou que o carro foi o meio de transporte favorito dos foliões que foram para Belo Horizonte. Aproximadamente 45% utilizaram automóvel próprio ou carona, 35% utilizaram ônibus e 20% escolheram o avião.

Na Rodoviária de Belo Horizonte, cerca de 260 mil pessoas terão transitado entre a quinta-feira (8/02) e a próxima segunda-feira (19/2). A estimativa para o período é de 5.961 chegadas de ônibus, um aumento de 5% em relação a
2023, com aproximadamente 128.750 pessoas desembarcando no terminal.

Os ônibus metropolitanos viram 678.625 passageiros embarcarem e desembarcarem nos quatro dias de Carnaval. Foram 34% no sábado (10/2), 18% no domingo (11/2), 27% na segunda-feira (12/2) e 21% na terça-feira
(13/2). O tráfego aéreo também aumentou no Carnaval 2024. O Aeroporto da Pampulha teve 420 movimentações de aeronaves, sendo 209 pousos e 211 decolagens.

Atrium da Liberdade ampliado
O Carnaval de Belo Horizonte, pela primeira vez, contou com o Atrium da Liberdade em dois espaços: na Praça da Liberdade, como na primeira edição, e na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. De sábado a terça-feira (10 a
13/2), cerca de 600 mil pessoas passaram pelos dois ambientes abertos e gratuitos, concebidos para proporcionar um momento de descanso para os foliões entre um bloco e outro.

Com decoração especial, as praças ganharam diversas atrações, incluindo shows, aulas de dança, elaboração de penteados, maquiagem, além de apresentações musicais de artistas, grupos e DJs, totalizando 267 artistas
contratados, com geração de mil empregos diretos e indiretos. O posto de informações registrou cerca de 6 mil atendimentos.

O Atrium da Liberdade é uma ação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Fundação Clóvis Salgado. Foi realizado com patrocínio da Gasmig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e
apoio da Cemig, Codemge e Copasa, que distribuiu água para 280 mil foliões na Praça da Liberdade. A produção é da Nossa Senhora Produções.

Estreia do Palácio do Samba
Outra ação inédita do Carnaval da Liberdade foi o Palácio do Samba. Pela primeira vez na história, o Palácio da Liberdade foi aberto durante o Carnaval, servindo como lugar de preservação e valorização do samba.

Cerca de 15 mil pessoas assistiram às oito apresentações que passaram pelo Palácio do Samba no Carnaval. Diariamente, a programação contou com dois momentos: às 16h, uma roda de samba na entrada principal, que se sucedia pelo show de membros de velhas guardas do samba. Mestres sala, porta-bandeiras, baianas e passistas também participaram dos espetáculos, que envolveram mais de 120 artistas no total.

Os portões do Palácio abriram às 12h para receber o público para o Circuito Gastronômico de Favelas. Chefs de diversas periferias prepararam pratos especiais. O resultado foi uma movimentação de R$ 85 mil pessoas nos quatro dias do Palácio do Samba. A iniciativa foi realizada com patrocínio da Gasmig, em parceria com a Casulo Cultura.

Fonte: Agência Minas (SECULT)/Codemge