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Integridade todo dia (parte 6): como a Ouvidoria atua para fortalecer a ética e a transparência

14 de agosto de 2024

Você sabia que a palavra “ouvir” deriva do latim “audio” ou “audire”? Palavras como “áudio”, “auditoria” e “audiência” vêm dessa origem. Nesta 6ª matéria da série “Integridade todo dia”, a Gerência de Integridade, Conformidade e Gestão de Riscos (Gicor) da Codemge destaca o papel da Ouvidoria como importante canal para fortalecer a escuta, a ética e a transparência no serviço público.

O que é

A Ouvidoria é um canal de comunicação entre a Companhia e seus empregados e os demais cidadãos. Seu objetivo é proporcionar um espaço de livre manifestação. Mais do que um serviço de atendimento, a Ouvidoria representa um compromisso com a transparência, a integridade e a excelência no relacionamento.

Principais funções

1. Esclarecimento de dúvidas: a Ouvidoria responde questionamentos sobre temas relacionados à Companhia.

2. Registro de reclamações: se algo não está funcionando como deveria, a Ouvidoria é o canal ideal para registrar reclamações, permitindo uma resposta eficiente e com soluções rápidas.

3. Elogios e sugestões: reconhecer o bom trabalho e sugerir melhorias também são papéis importantes da Ouvidoria. A opinião de cada manifestante é valiosa para o aprimoramento contínuo do nosso trabalho.

4. Denúncias: além do canal próprio de denúncias, a Codemge também oferece, pela Ouvidoria, a possibilidade de receber comunicações de irregularidades, indícios de ilicitude e fatos contrários à legislação, à ordem pública ou a algum regulamento interno, capazes de causar dano à Codemge, aos seus empregados ou aos demais cidadãos.

Fluxo e etapas da Ouvidoria

Nosso processo de Ouvidoria é estruturado para garantir a eficiência e a eficácia no tratamento das manifestações. Desde o recebimento da demanda até a resposta final, cada fase é conduzida com o máximo de transparência.

A equipe da Ouvidoria trabalha de forma integrada com diversos setores da Empresa para assegurar que todas as manifestações sejam tratadas com a seriedade e a agilidade necessárias.

Impactos e resultados

Em 2023, a Ouvidoria da Codemge registrou 377 manifestações, incluindo solicitações, reclamações e denúncias. A agilidade no atendimento é uma prioridade para a equipe de Ouvidoria. No ano passado, o tempo médio de resposta foi de apenas 3,72 dias, muito abaixo do prazo legal de 30 dias, o que demonstra o compromisso da Codemge com a eficiência, a presteza e a qualidade no atendimento.

Como acessar

Para entrar em contato com a Ouvidoria, você pode:
• utilizar o Fale Conosco, localizado na aba “Atendimento” do site da Codemge;
• enviar e-mail para ouvidoria@codemge.com.br.

Ligada à Gicor, a Ouvidoria está sempre pronta para receber sua manifestação e, junto com você, trabalhar na construção de um ambiente cada vez mais justo, ético e colaborativo.

Sua participação é fundamental para que possamos seguir aprimorando nossos serviços e garantindo a integridade e a transparência nas nossas ações.