Na Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), a integridade faz parte da rotina. A partir de hoje, a Gerência de Integridade, Conformidade e Gestão de Riscos (Gicor) apresenta uma série de publicações sobre as ações do Programa de Integridade Codemge Íntegra. A iniciativa faz parte do planejamento de divulgações sobre o tema, estruturado em parceria com a Gerência de Comunicação (Gerco). Até o fim do ano, postagens relacionadas aos sete eixos do programa terão destaque no site e em redes sociais da Companhia. Nesta primeira matéria, a Gicor apresenta um balanço das ações previstas e executadas.
Lançado em novembro de 2021, o programa Codemge Íntegra previa a execução de 49 ações, distribuídas entre sete eixos. Em 2022, foram concluídas 29 dessas ações, e sete estavam em andamento. Em 2023, mais cinco ações foram executadas, totalizando 34 atendidas e cinco em andamento. Atualmente, o Programa de Integridade conta com 36 ações concluídas, que correspondem a 73% do total. Das 13 ações a concluir, cinco já estão em andamento, e as oito restantes estão planejadas.
Monitoramentos internos e externos
Além do acompanhamento periódico e próprio da Codemge, feito pela Gicor, também ocorre monitoramento pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), órgão de controle responsável pelo fomento da Política Mineira de Promoção da Integridade (PMPI). Em ambos os casos, são requeridas evidências dos resultados de cada ação concluída e em andamento. Elas demonstram a efetividade das ações do Programa de Integridade. Para orientar quais evidências são válidas, a Codemge segue as diretrizes de programas nacionais e estaduais que fomentam a cultura de integridade, como o PMPI, o Indicador de Governança das Empresas Estatais (IG-Sest) e o e-Prevenção.
O Programa de Integridade tem, entre os principais objetivos, preservar o tripé institucional (missão, visão, valores), por meio de ações que mitiguem o risco de não cumprimento dos objetivos da Companhia. Essas ações possibilitam evitar, detectar e corrigir inconformidades, sempre observando os princípios da Administração Pública.
Eixo da comunicação
Um dos sete eixos do Codemge Íntegra consiste no Plano de Comunicação, Capacitação e Treinamento, no que tange à integridade. “A Codemge atribui à comunicação um papel crucial no ambiente corporativo. Esta função inclui não apenas aumentar o engajamento dos colaboradores, mas também evitar a dispersão e promover o alinhamento das informações”, pontua a gerente da Gicor, Misma de Paula.
Ela ressalta o pilar comunicacional entre as ferramentas mais eficazes para impulsionar as ações do Codemge Íntegra. “O propósito é estabelecer, de maneira clara, a estratégia de comunicação a ser seguida durante o período de implementação do Programa e do Plano de Integridade, a fim de que a Companhia esteja plenamente informada sobre os assuntos e ações relacionados à temática da integridade”, completa a gerente.
A expectativa é que as divulgações contribuam para fortalecer a cultura da ética e da integridade, estabelecendo comunicações internas e externas e fomentando um ambiente cada vez mais íntegro.