MGgrafeno
O Projeto MGgrafeno é uma iniciativa da Codemge, da UFMG e do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), criada em 2016, visando a instalação da primeira planta industrial de grafeno do Brasil. O MGGrafeno está no âmbito dos projetos em alta tecnologia da Companhia. A planta-piloto, localizada em Belo Horizonte/MG, no CDTN, está “operacional” desde 2018 e tem trabalhado com foco na consolidação de processos e no desenvolvimento de tecnologia própria, 100% nacional.
Este é um dos seus diferenciais: a tecnologia desenvolvida. O grafeno é obtido por meio da esfoliação química do grafite natural. O processo é reprodutível, escalável e com custo baixo. Todo o resíduo gerado é reutilizado ou reciclado, o ar é monitorado e 100% da água retorna ao ciclo, tornando a planta segura e sustentável.
Trabalham no MGgrafeno 56 profissionais, sendo 18 doutores e oito mestres, entre químicos, físicos, biólogos e engenheiros.
Três tipos de produtos são desenvolvidos no Projeto MGgrafeno: grafeno de poucas camadas (1 a 5 camadas, centrada em 2); nanoplacas de grafeno (6 a 10 camadas, centrada em 6); nanografite – material com pelo menos uma dimensão em escala nanométrica. Cada produto tem aplicações específicas. A capacidade de produção anual da planta é de 300 kg de grafeno, além de 2 toneladas de nanografite/ano. Além da produção de grafeno em escala, o projeto já testou e demonstrou mais de 20 aplicações e materiais, com diversos parceiros empresariais, com destaque para:
SOBRE O GRAFENO
O grafeno é um nanomaterial de carbono isolado em 2004 e que possui propriedades únicas, como alta condutividade térmica e elétrica, flexibilidade e alta resistência mecânica. Ele pode ser produzido a partir da exfoliação do grafite. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial do grafite e Minas Gerais lidera a produção nacional, com mais de 70% do total extraído no país. O Projeto MGgrafeno valoriza o grafite natural brasileiro, utilizando como matéria-prima, prioritariamente, o grafite proveniente de Minas Gerais. Outras propriedades do grafeno:
Codemge abre consulta para alienação da participação no MGgrafeno
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) abre consulta pública, de 10 a 28/01/2022, com a finalidade de receber manifestações de interesse do mercado para assumir sua posição contratual no MGgrafeno, incluindo posterior transferência da tecnologia desenvolvida no projeto.
O MGgrafeno é uma iniciativa da Codemge, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), que visa a instalação da primeira planta industrial de grafeno do Brasil. Localizada em Belo Horizonte/MG, a planta-piloto é operacional desde 2018 e conta com laboratórios de alta tecnologia, equipamentos de ponta e mão de obra especializada na produção, caracterização e aplicação do material. Em 2021, o projeto alcançou a marca de 1,25 tonelada∕ano de capacidade produtiva de grafeno.
Outras informações a respeito da oportunidade de investimento, bem como os pré-requisitos das propostas e dos participantes, encontram-se disponíveis neste link.
Para análise interna da consulta, os interessados devem encaminhar as seguintes informações/documentos:
As manifestações de interesse, acompanhadas da documentação citada, e os pedidos de esclarecimento deverão ser encaminhados, no prazo indicado, para o e-mail consultapublicagrafeno@codemge.com.br. A Codemge divulgará as respostas no site da companhia, nesta página.
Pedidos de Esclarecimentos e Respostas:
Resultado da avaliação dos requisitos de participação – empresas aptas: