ATIVIDADES EM DESTAQUE

Maior exposição de pecuária leiteira da América Latina recebe patrocínio da Codemge

18 de junho de 2024

Facilitadora do crescimento econômico, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) patrocinou a 19ª edição da Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite), realizada no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. A maior exposição de pecuária leiteira da América Latina contou com competições, palestras, lançamentos, leilões, fazendinha para crianças e área gourmet. As principais raças bovinas leiteiras do Brasil participaram desta edição, que teve ainda cerca de 100 empresas expositoras, apresentando inovações e tecnologias para o setor. O evento, realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, ocorreu na última semana.

Para todos verem: presidente da Codemge, Sérgio Cabral, e secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes, na Megaleite 2024

“O fomento da Codemge fortalece a pecuária mineira e beneficia nossa população, valorizando Minas Gerais como o maior estado produtor de leite do País e referência internacional na produção leiteira”, ressalta o diretor-presidente da Companhia, Sérgio Cabral. O estado chega a produzir 9,5 bilhões de litros de leite/ano, segundo a Associação Girolando.

Para todos verem: presidente Sérgio Cabral com participantes da Megaleite 2024

No estande da Codemge com o Governo estadual, o público teve acesso a informações e atrativos da Secretaria de Estado de Agricultura (Seapa) e de vinculadas — Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Para todos verem: vice-governador de Minas, Professor Matheus Simões, e secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes, no estande da Codemge/Governo (crédito da foto: Diego Vargas/Seapa MG)

Na edição de 2024, realizada de 11 a 15 de junho, a feira contou com 1.500 animais de 160 expositores das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Guzolando, Jersey, Simental e Búfalos, segundo a organização. Com cerca de 100 empresas expositoras de vários segmentos da economia e a realização de oito shoppings de animais e leilões, a Megaleite foi encerrada com movimentação financeira estimada em R$ 220 milhões. Passaram pelo parque comitivas de vários países, tais como Índia, Colômbia, México, Equador, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Bolívia e Venezuela, além de brasileiros de norte a sul do Brasil.

Entre os homenageados com o Mérito Girolando em 2024, estiveram o vice-governador de Minas, Professor Matheus Simões, e o secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes. Criado em 2011, o reconhecimento é prestado a quem se dedica a promover e fomentar a pecuária leiteira e a raça Girolando no cenário nacional.

A Megaleite atrai criadores de todo o Brasil e de outros países. O objetivo é reunir toda a cadeia produtiva do leite em um único evento, mostrando a potencialidade do setor e a pujança do agronegócio mineiro.

Para todos verem: participantes e bovinos na Megaleite 2024

O público-alvo do evento é composto por pequenos e médios produtores de leite, criadores e selecionadores de girolando e de outras raças leiteiras, além de técnicos, veterinários, agrônomos, zootecnistas, empresários e indústrias do setor (laticínios e cooperativas), pesquisadores, professores, estudantes, imprensa e sociedade em geral.

Com isso, a Megaleite reforça a importância do agronegócio e da cadeia produtiva do leite. A organização já anunciou a data do evento em 2025. Será de 17 a 21 de junho, em Belo Horizonte. A expectativa é de contar novamente com a participação das principais raças bovinas leiteiras no Parque da Gameleira, além de leilões, shoppings de animais, cursos, palestras, competições e diversas atrações para o público.