O salão de negócios da MAX 2018, realizado entre 28 de agosto e 1º de setembro, em Belo Horizonte, contou com a participação das principais empresas compradoras, coprodutoras e investidoras em conteúdo audiovisual do Brasil e exterior, e recebeu 425 projetos inscritos que, após as rodadas de negociações, geraram um volume de prospecção de negócios da ordem de R$ 526 milhões, montante 26% superior ao registrado na edição passada do evento.
Minas Gerais liderou o número de inscrições, com 240 projetos, seguido pelo estado do Rio de Janeiro, com 66 propostas, e Bahia, que apresentou 31 projetos. O Rio Grande do Sul marcou presença com 26 apresentações, São Paulo com 20 e Paraná com 17 inscrições. Distrito Federal, Espirito Santo, Paraíba e Pernambuco também contaram com representantes.
Nesta edição, empresas líderes em seus segmentos participaram da rodada de negócios demonstrando interesse no estabelecimento de parcerias para aquisição, coproduções e licenciamentos de conteúdo audiovisual: Academia de Filmes, Arte 1, AXN, Canal Brasil, Canal Curta!, Cineart Filmes, CineBrasilTv, Comedy Central, Elo Company, Fashion TV, FOX, FOX Premium, Giros, Glaz, GloboNews, GNT, H2O Films, Investimage, Mais Globosat, Moonshot Pictures, MTV, Music Box, Nat Geo, Nat Geo Kids, Nickelodeon, Nick Jr., O2 Play, Panorâmica, Paramount Channel, Prime Box, Rede Minas, Sony, Telecine, Travel Box, TV Brasil, TV Cultura, TV Globo Minas, TV Rá-Tim-Bum, Videocamp, Vitrine Filmes, Viva, Woohoo e ZooMoo.
Durante o evento, também foram promovidos 78 painéis abertos ao público – com temas referentes ao desenvolvimento de mercado, políticas e regulamentação, técnicas e ofícios, cultura e tendências e capacitação de empresas -, que reuniram uma média de 3 mil expectadores durante o período do evento.
Além disso, um número expressivo de pessoas participou da programação paralela direcionada para o público em geral, que incluiu o projeto “Cinema para Todos”, com sessões de cinema gratuitas na Praça da Estação, oficina de animação e exposições no Museu das Artes e Ofícios e apresentações musicais na Sala Minas Gerais.
A MAX é um evento de fomento ao setor audiovisual, realizado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MG), promovendo rodadas de negócios, atividades de capacitação e programação cultural e educativa. Em 2018, a curadoria das mostras de cinema do evento é assinada pelo P7 Criativo, Agencia de Fomento à Indústria Criativa de Minas Gerias.
A programação cultural da MAX 2018 é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do SESI, e com o patrocínio da CBMM e da CEMIG.
OS NÚMEROS DA MAX:
EXPOMINAS:
RODADA DE NEGÓCIOS:
PAINÉIS:
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
PRAÇA DA ESTAÇÃO
MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS
SALA MINAS GERAIS