ATIVIDADES

Vocação para o turismo de negócios é o trunfo de Minas Gerais para atrair grandes eventos

13 de agosto de 2015

Em apenas uma semana, quatro grandes eventos vão movimentar Minas Gerais. De 23 a 28 de setembro, Belo Horizonte confirma sua vocação para o turismo de negócios ao sediar, com apoio do Governo de Minas, a Reunião do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, o Congresso Internacional de Direito Tributário, a Exposição Internacional de Mineração e o concurso Miss Brasil 2013. A realização das atividades vai ao encontro do processo de internacionalização de Minas Gerais que, recentemente, também recebeu a Reunião da Organização Internacional do Café, pela primeira vez realizada fora de Londres, na Inglaterra.

A agenda na cidade começou a ser cumprida na segunda-feira (23), com a 16ª Reunião do Comitê de Cooperação Econômica Brasil – Japão. Realizado pela primeira vez em Minas Gerais, o encontro teve o objetivo de discutir relações econômicas e possibilidades de negócios entre os dois países e debater novos modelos de cooperação em terceiros mercados, como China e África.

Também na segunda-feira (23) foram abertos o 15º Congresso Brasileiro de Mineração e a Exposição internacional de Mineração (Exposibram). A expectativa é de que os eventos reúnam, até esta quinta-feira (26), cerca de 50 mil visitantes, 500 expositores, centenas de empresários, organizações governamentais e privadas, além de pesquisadores, estudantes, as principais mineradoras com atuação global e os grandes fornecedores de produtos e serviços.

Presente à solenidade de abertura, o vice-governador Alberto Pinto Coelho citou a importância do Estado para o setor da mineração. “Minas Gerais tem suas raízes fundadas no extrativismo mineral, remontando sua formação às incursões das bandeiras no século 18 em busca de riquezas em seu território, que culminaram na descoberta do ouro e do diamante. Minas continua a ser a maior exportadora brasileira de minério de ferro, de ferro-ligas, de laminados de ferro e aço”, ressaltou.

Dois dias depois, nesta quarta-feira (25), é a vez de o Estado abrir o 17º Congresso Internacional de Direito Tributário. A intenção do evento é congregar expoentes do direito tributário do Brasil e do exterior, proporcionando-lhes condições para o livre debate de ideias. Mais de 50 especialistas de todos os segmentos – academia, judiciário, advocacia pública e privada e ministros dos tribunais superiores, vão participar do evento, que terá como tema “Tributação e Federalismo”.

Para fechar a semana, no próximo sábado (28), Belo Horizonte, vai receber o Miss Brasil 2013, o concurso de beleza mais importante do país. Ao todo, 27 candidatas concorrem ao título, mas apenas uma delas vai conquistar a coroa. Para a edição deste ano, o estilista mineiro Alexandre Dutra foi mais uma vez escolhido para confeccionar os vestidos de gala, que foram inspirados nas riquezas de Minas: ouro, minério e Barroco.

Fonte: Agência Minas, 23/9/2013