ATIVIDADES EM DESTAQUE

Codemge apresenta resultado da consulta para alienação da participação no MGgrafeno

7 de fevereiro de 2022

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) divulga o resultado da consulta pública, aberta de 10 a 28/01/2022, com a finalidade de receber manifestações de interesse do mercado para assumir sua posição no MGgrafeno, incluindo posterior transferência da tecnologia desenvolvida no projeto. Foram recebidas manifestações de 10 empresas. Após análise dos documentos encaminhados e com base nos critérios de participação estabelecidos pela consulta, seis organizações foram consideradas aptas:

  • ArcelorMittal
  • Carter Participações Ltda
  • F. Perguer
  • Gerdau
  • Nanum Tecnologia + Clamper
  • Senai Cimatec + Tecnored

A próxima fase será avaliar as propostas recebidas por meio das manifestações e, junto aos parceiros do projeto – a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), analisar a melhor estratégia, jurídica e de negócios, para o desinvestimento. Participantes da consulta que não tenham atendido aos requisitos de participação nesta etapa poderão se inscrever em processos futuros desta oportunidade de investimento.

O MGgrafeno é uma iniciativa da Codemge, da UFMG e do CDTN, que visa a instalação da primeira planta industrial de grafeno do Brasil. Localizada em Belo Horizonte/MG, no CDTN, a planta-piloto é operacional desde 2018 e conta com laboratórios de alta tecnologia, equipamentos de ponta e mão de obra especializada na produção, caracterização e aplicação do material. Em 2021, o projeto alcançou a marca de 1,25 tonelada∕ano de capacidade produtiva de grafeno.

Informações a respeito da oportunidade de investimento permanecem disponíveis no link. Dúvidas e esclarecimentos podem ser solicitados através do e-mail consultapublicagrafeno@codemge.com.br.

MGgrafeno

Criado em 2016, o projeto MGgrafeno teve como objetivo inicial agregar valor ao grafite natural produzido no estado de Minas Gerais.  A iniciativa tem trabalhado com foco na consolidação de processos e no desenvolvimento de tecnologia própria, 100% nacional. 

O grafeno do projeto é obtido por meio da esfoliação mecânica, assistida quimicamente em meio aquoso, do grafite natural. O processo é reprodutível, escalável e com custo baixo. Todo o resíduo gerado é reutilizado ou reciclado, o ar é monitorado e 100% da água retorna ao ciclo, tornando a planta segura e sustentável.

Trabalham no MGgrafeno 60 profissionais, sendo 18 doutores e oito mestres, entre químicos, físicos, biólogos e engenheiros.

Três tipos de produtos são desenvolvidos no projeto MGgrafeno: grafeno de poucas camadas (1 a 5 camadas, centrada em 2); nanoplacas de grafeno (6 a 10 camadas, centrada em 6); nanografite – material com pelo menos uma dimensão em escala nanométrica. Cada produto tem aplicações específicas. Além da produção de grafeno em escala, o projeto já testou e demonstrou mais de 20 aplicações e materiais, com diversos parceiros empresariais.

Programa de Gestão de Portfólio

Com o objetivo de se tornar vetor de soluções para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, promovendo a conexão entre o público e o privado, a Codemge instituiu em 2021 o Programa de Gestão de Portfólio. A ação, em curso, revisa sua carteira de ativos com foco na simplificação, na eficiência e em garantir maior retorno de suas iniciativas para Minas.

O Programa inclui fundos de investimentos em participações, participações acionárias diretas, projetos de P&D, ativos imobiliários, direitos minerários, entre outros ativos. As oportunidades oferecidas a investidores são divulgadas pelo site da Codemge, em conformidade com a legislação e com as melhores práticas de mercado e de governança corporativa.

Codemge

A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a Companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio.