ATIVIDADES EM DESTAQUE

Codemge realiza primeiro roadshow sobre CBL em Belo Horizonte

23 de fevereiro de 2022

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) promoveu nesta terça-feira, 22/2, o primeiro roadshow (apresentação itinerante de oportunidade de negócio) referente à proposta de alienação de sua participação de 33,33% na Companhia Brasileira de Lítio (CBL). Realizada no auditório da Codemge, em Belo Horizonte, a reunião foi conduzida por representantes da Companhia, da CBL e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com dezenas de participantes, presencialmente e por transmissão on-line. O segundo encontro ocorre em São Paulo nesta quarta-feira, 23/2, às 14h, na Sala Giorgi do Hotel Intercontinental.

O diretor jurídico da Codemge, Bruno Estéfano Teixeira, destacou, na abertura do evento, que o lítio, como mineral estratégico, é um recurso valioso para Minas Gerais e o País, contribuindo para a diversificação da economia e o desenvolvimento de diversas indústrias, a exemplo dos setores de mobilidade elétrica e geração distribuída. Ele pontuou que a Companhia adquiriu participação de 33,33% na CBL em 2018, com o intuito de incentivar essa vertical de desenvolvimento e cadeias correlatas.

Para todos verem: da esquerda para direita, Renata Campos e Alexandre Aronne, do BDMG; Vinicius Alvarenga, CEO da CBL; e Bruno Teixeira, diretor jurídico da Codemge, em sua fala de abertura

“Com a nova gestão, os desafios mudaram. O contexto hoje é outro. A Codemge precisou revisar sua carteira de ativos, com foco na simplificação e em garantir maior retorno de suas iniciativas para Minas. Em conformidade com a legislação e com as melhores práticas de mercado e de governança corporativa, foi instituído, em 2021, o Programa Gestão de Portfólio”, comentou. Segundo Teixeira, o Roadshow Codemge-CBL é realizado nesse contexto, em sintonia com a estratégia atual da Codemge e do Estado.

“É também uma vitrine desta oportunidade de negócio e de como o processo competitivo se dará no futuro”, enfatizou. “Estamos seguros de que o investidor que adquirir essa participação terá a possibilidade de, ao fazê-lo, se posicionar no centro das novas tendências em mineração, tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável no País. Também acreditamos que a receita gerada pela alienação será benéfica para o fortalecimento de Minas Gerais, por meio do impulsionamento estratégico de sua economia, focado no desenvolvimento do Estado e no bem-estar dos mineiros”, completou o diretor.

Em seguida, o coordenador do projeto e assessor do BDMG, Alexandre Aronne, apresentou a contextualização e o escopo do trabalho desenvolvido. O BDMG está assessorando a Codemge na avaliação e no processo competitivo de alienação de suas participações diretas, considerando que o Banco tem, entre suas atribuições, a prestação de serviços de assessoria e assistência técnica à Administração direta e indireta do Estado e de Municípios.

Aronne salientou que o Banco reúne experiência e excelência na estruturação de projetos de longa maturação, bem como na consolidação de mecanismos que garantam boa governança de políticas públicas. Além dele, participaram do evento o diretor executivo do BDMG Otávio Lobão e a superintendente do Banco responsável pela coordenação das atividades jurídicas, Renata Campos.

Para todos verem: o coordenador do projeto e assessor do BDMG, Alexandre Aronne, apresenta o trabalho desenvolvido

Por fim, o CEO da Companhia Brasileira de Lítio, Vinicius Alvarenga, apresentou a empresa, que tem 100% de capital nacional e mais de 30 anos de operações. A CBL é a única produtora brasileira de compostos de lítio e pioneira na mineração subterrânea de espodumênio no Brasil ― mineral que é a principal fonte do lítio. Tem unidade de mineração em Araçuaí/MG e planta de processamento químico em Divisa Alegre/MG, no Vale do Jequitinhonha. O lítio é aplicado em diversas indústrias, como a de baterias, fármacos e mobilidade elétrica. “O maior valor da CBL é a segurança”, ressaltou Alvarenga, ao dizer que, nas mais de três décadas de história, não há registro de acidentes graves ou fatais nas unidades da companhia.

Para todos verem: exibição do vídeo institucional da Codemge durante o evento

Outras informações sobre o negócio e o roadshow, voltado para investidores e executivos de instituições e fundos financeiros, podem ser obtidas pelo e-mail alienacaocbl@codemge.com.br.

Consulta de interesse

Em 4 de fevereiro, foi aberta uma consulta de interesse com o objetivo de receber propostas do setor privado para a alienação da participação da Codemge na CBL. A consulta segue aberta até 7 de março. Os dados a respeito da oportunidade de investimento, bem como os pré-requisitos das propostas e dos interessados, encontram-se disponíveis no site da Codemge.

A Codemge

A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a Companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio.