ATIVIDADES

Arena de Negócios Codemig reúne startups e investidores na Finit

9 de novembro de 2016

Centenas de participantes vão se encontrar para gerar parcerias em inovação; evento é realizado de 9 a 13 de novembro no Expominas Belo Horizonte

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), promove o encontro entre startups, empreendedores, grandes empresas e investidores de todo o País durante a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit). A Arena de Negócios Codemig irá permitir a interação de atores para realizar parcerias e transformar ideias em soluções para a sociedade. O evento ocorre de 9 a 13 de novembro no Expominas Belo Horizonte (Av. Amazonas, 6.200, Gameleira).

A Codemig investe em novos negócios e projetos para atrair e desenvolver empresas de alta tecnologia e inovação, além de ter a indústria criativa como importante área de atuação estratégica, a qual considera o capital intelectual como insumo primário. Dessa forma, apoia o desenvolvimento colaborativo das startups no estado — empresas inovadoras e flexíveis, em busca de um modelo de negócio para se estabelecer.

Movimento 100 Open Startups

Buscar soluções inéditas para áreas como educação, saúde, gestão pública, cidades, indústrias e mercados é a proposta do Movimento 100 Open Startups. Durante dois dias, na Arena de Negócios Codemig, irão se reunir representantes de grandes empresas e de startups em encontros pré-agendados ou em horários de agenda livre. Está confirmada a participação de 70 empresas de grande porte e 200 startups, sendo metade delas mineira.

As participantes foram selecionadas, por meio da plataforma do Movimento 100 Open Startups, entre mais de 2.500 startups, que iniciaram em março as interações on line com as empresas demandantes. Foram escolhidas as startups que apresentaram maior índice de atratividade e que terão, agora, oportunidade de fechar contratos e parcerias pessoalmente. A partir dos negócios fechados, será gerado um ranking das startups com melhor desempenho.

Ao longo do evento, as startups mineiras também serão avaliadas e receberão nota de investidores que poderão balizar futuras negociações. Doze fundos brasileiros irão participar da avaliação, inclusive a Codemig Participações (Codepar), subsidiária da Codemig que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento produtivo, científico e tecnológico. Na programação, estão previstas ainda palestras de 20 grandes empresas, que irão apresentar seus programas de inovação.

Encontro Itec 2016

No dia 10 de novembro, a Arena de Negócios Codemig traz a Belo Horizonte o Encontro Itec 2016, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para reunir demandantes e solucionadores de base tecnológica. Startups, entidades de pesquisa e empreendedores serão convidados a oferecer soluções para desafios de grandes indústrias nacionais e multinacionais. Os participantes contarão com consultorias especializadas, apoio de órgãos de fomento e orientação de entidades de governo para a realização das parcerias.

A Codemig

Em consonância com as diretrizes do Governo estadual, a Codemig pauta suas ações, de forma arrojada e moderna, em três grandes eixos estratégicos: Mineração, Energia e Infraestrutura; Indústria Criativa; e Indústria de Alta Tecnologia. A Empresa investe em vários segmentos, como extração de nióbio e terras-raras, levantamento geológico e geofísico, águas minerais, materiais estratégicos e energia, aeroespacial e defesa, biotecnologia, Internet das Coisas, telecomunicações, distritos industriais, turismo de lazer e negócios, moda, gastronomia, audiovisual, música e artes. Sua múltipla atuação está cada vez mais voltada para que riquezas gerem novas oportunidades de investimentos, aumentem a competitividade e propiciem bons negócios para o setor produtivo mineiro.