Minas Gerais expõe novas experiências de enoturismo e ruralidade sustentável
A Codemge contribui para consolidar Minas Gerais como referência em desenvolvimento e inovação no enoturismo, focado na experiência com o vinho. Durante a Wine Trade Fair São Paulo 2025, o estande do Governo de Minas, coordenado pela Companhia e pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), foi palco do projeto Território dos Vinhos, na última semana. O diretor de Concessões e Parcerias da empresa, Gabriel Fajardo, participou da apresentação dessa relevante iniciativa, que alia vinícolas artesanais, tradição, patrimônio histórico, paisagens naturais e experiências autênticas com a hospitalidade mineira.
“O Território dos Vinhos vem potencializar o enoturismo em Minas para atrair mais visitantes, gerar emprego e renda, dinamizar toda a cadeia econômica da produção de vinhos, movimentar a economia do estado e promover a comercialização da rota, além de estruturar e qualificar pequenos negócios”, salientou. De acordo com Gabriel, o projeto busca ainda integrar a rota com o ambiente de negócios e investidores potenciais, bem como consolidar o potencial turístico do estado e valorizar a tradição, a cultura e a gastronomia mineira.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, reforçou a importância do projeto. “Não há uma rota do vinho em Minas, há muitos mundos. Cada garrafa é uma expressão da alma mineira e da diversidade da nossa terra”, afirmou.
A iniciativa propõe uma abordagem inovadora: ao invés de uma rota única, Minas apresenta múltiplos territórios do vinho, valorizando as especificidades de cada região. O projeto abarca oito áreas distintas do estado: Canastra e Alto Paranaíba; Campo das Vertentes; Região Central; Norte de Minas; Jequitinhonha; Sul de Minas; Zona da Mata; Quadrilátero Ferrífero.
Benefícios para usuários e produtores
O Território dos Vinhos permitirá acesso facilitado a experiências turísticas e gastronômicas diferenciadas, incluindo uma rede integrada de serviços, com passeios, hospedagem, transporte, gastronomia e artesanato. Os usuários terão atendimento e produtos de alta qualidade, assim como informações completas sobre cada atrativo.
Além dos turistas, produtores e empreendedores também serão beneficiados, com expansão do setor de vinicultura, renda acessória às culturas da uva e da produção do vinho, qualificação em negócios, promoção e apoio à comercialização, bem como atração de visitantes e investimentos.
Outros ganhos importantes estão na promoção do enoturismo como vetor de desenvolvimento sustentável, no estímulo à inovação do setor, na união entre campo e cidades, no fortalecimento do mercado vitivinícola no estado e na geração de emprego e renda no interior do estado. A ação também vem enaltecer o terroir mineiro e a técnica da dupla poda, metodologia que altera o ciclo da videira e potencializa a qualidade final da bebida.
Evolução do setor em Minas
O Território dos Vinhos é uma iniciativa que se baseia na crescente popularidade do enoturismo no Brasil. De acordo com o Sebrae, 85% das vinícolas nacionais têm investido na atividade, acompanhando um aumento anual de até 15% no número de visitantes interessados na cultura do vinho, conforme dados da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).
Minas Gerais registra cerca de 100 produtores de vinhos atualmente. Em 2020, eram cerca de 50 produtores, o que indica o rápido avanço da cultura. A estimativa é de que o mercado movimente R$120 milhões por ano.
Atualmente estão registrados mais de mil hectares de vinhedos conduzidos com a técnica da dupla poda, o que permite colheita em diferentes épocas do ano. Além disso, há uma estimativa de aumentar mais 250 hectares por ano.
A produção estimada, quando toda a área plantada estiver em produção, é de 4 mil toneladas de uvas e 2,4 milhões de litros de vinho.
A vitivinicultura engloba tanto o cultivo de videiras (viticultura) como a produção de vinhos e outros produtos derivados da uva (vinicultura). Em Minas Gerais, o setor está em evolução. A maioria das vinícolas é pequena, com 82% tendo 5 hectares ou menos. Cerca de 30% da área plantada é dedicada a vinhos. As vinícolas mineiras produzem uma diversidade de vinhos, incluindo variedades americanas.
Turismo rural e agricultura familiar
Na Wine Trade Fair, o Governo de Minas lançou outras duas iniciativas importantes para o crescimento do estado: o Catálogo Ruralidade Viva e o projeto É do Campo, voltados ao fortalecimento do turismo rural e da agricultura familiar.
Desenvolvido pela Emater-MG, o Catálogo Ruralidade Viva apresenta 137 propriedades rurais abertas à visitação, oferecendo experiências que vão da colheita de frutas às vivências gastronômicas, trilhas, cavalgadas, turismo agroecológico e circuitos de cachoeiras. A proposta é conectar o visitante à essência do campo mineiro, aliando turismo, natureza e tradição.
Também apresentado pela Emater, o projeto É do Campo promove a inserção da agricultura familiar no comércio eletrônico. Com 116 lojas virtuais ativas e mais de 900 produtos cadastrados, a plataforma permite que pequenos produtores comercializem diretamente com o consumidor, fortalecendo sua autonomia econômica e a presença no mercado digital.
Cultura, sabor e tradição
A programação também contou com ações da Cozinha Viva, oferecendo pratos assinados pelos chefs Maria Clara Magalhães e Matheus Ramalho e drinques preparados ao vivo pelo mixólogo Leo Gomes no Balcão Pinga & Prosa, combinando cachaça e vinho mineiros com sabores regionais. A presença das cachaçarias mineiras associadas ao SindBebidas, como Divina Cana, Colombina, Tiê, Galeão e a inovadora Xá de Cana, complementou a diversidade e a força do setor de bebidas do estado.
Wine Trade Fair São Paulo
Na sua nona edição, a Wine Trade Fair é considerada a principal feira da cadeia produtiva de vinhos e destilados da América Latina, formando um ponto de encontro para empresas e profissionais do setor de bebidas adultas. O encontro é focado em propiciar oportunidades comerciais, troca de conhecimentos, networking e resultados.
Promove mesas-redondas, palestras e master classes nos espaços destinados às experiências para visitantes e expositores terem acesso a novas tecnologias, insumos e práticas, desde o campo até logísticas de entregas e vendas. O desenvolvimento sustentável é valorizado, para crescer economicamente sem impactar o meio ambiente.
O evento ocorreu entre os dias 20 e 22 de maio. A participação do Governo de Minas foi realizada por meio da Secult-MG e da Codemge, com apoio dos seguintes órgãos: Emater-MG, Epamig, Sebrae Minas, SindVinho-MG, Associação de Produtores de Uva e Vinho de Minas Gerais e SindBebidas.