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Codemge busca referenciais para evolução da rede de transporte público na Região Metropolitana de BH

9 de abril de 2025

Visita ao BRT Sorocaba esta semana busca incorporar as melhores práticas ao projeto de PPP dos terminais rodoviários na RMBH, em suporte à Seinfra

A Codemge trabalha para uma série de avanços e ganhos de eficiência na rede de transporte público na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em apoio à Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). Os estudos para reconfiguração do sistema de locomoção buscam aumentar o nível de integração com municípios, reduzir custos operacionais e beneficiar a população mineira com serviços de qualidade. A fim de incorporar as melhores práticas ao projeto de parceria público-privada (PPP) dos terminais rodoviários da RMBH, uma equipe da Companhia e da Seinfra visitou esta semana o BRT Sorocaba, em São Paulo — um sistema de mobilidade urbana rápida que oferece conforto, eficácia e segurança aos usuários e desponta como um caso de sucesso no segmento de transporte público coletivo.

Para todos verem: equipe mineira na visita ao BRT Sorocaba

“A intenção foi conhecer melhor o modelo que foi adotado na concessão do BRT Sorocaba e ver in loco a operacionalização do sistema, as tecnologias empregadas e a infraestrutura construída, para avaliar, considerando as diferenças entre os modelos, o que poderia ser incorporado ao projeto de PPP de terminais rodoviários da RMBH”, pontuou o gerente de Estruturação e Modelagem de Parcerias da Codemge, Carlos Eduardo Prado.

A visita ocorreu na última segunda-feira (7/4). A equipe mineira foi recebida pelos sócios da MobiBrasil e da CS Brasil, empresas que se uniram para a operação do BRT Sorocaba. O grupo assistiu à apresentação da concessionária sobre o modelo e a gestão. Também conheceu o Centro de Controle Operacional (CCO) do empreendimento, que monitora a frota via GPS, e algumas estações geridas, além de ter utilizado o BRT.

“O ponto forte da visita foi a apresentação do CCO, com as tecnologias de inteligência artificial que monitoram os terminais, ajudam a reduzir atos de vandalismo e furtos e permitem uma maior interação entre o usuário e a concessionária”, comentou o gestor.

Além dele, participaram da visita, pela Codemge, a coordenadora de Estudos de Mobilidade Urbana da Gerência de Planejamento, Pesquisa e Inovação (Geppi), Talita Morais, e o assessor da Gerência de Estruturação e Modelagem de Parcerias (Gemop) Adilson Lima. A Seinfra esteve representada pelos subsecretários de Transportes e Mobilidade, Aaron Dalla, e de Concessões e Parcerias, Vítor Costa, além da diretora de Mobilidade e Planejamento do Transporte Metropolitano, Joana Baxter, do diretor de Fiscalização de Transporte Coletivo, Diovane Leopoldino, e da assessora da Superintendência de Estruturação de Projetos, Marina Murilha.

Concessão de estações e terminais

A Codemge está preparando a concessão para prestação de serviços de construção, recuperação, modernização, operação, manutenção, conservação e exploração de Estações e Terminais Metropolitanos e do Sistema Move. O projeto representa uma oportunidade estratégica de investimento na evolução e na eficiência do transporte público.

A iniciativa busca a transformação completa das estações e terminais metropolitanos, garantindo infraestrutura de ponta, maior conforto e segurança para os cidadãos que utilizam a rede. Como estruturadora de projetos estratégicos de concessões e PPPs, a Codemge trabalha com o Governo do Estado para fazer Minas crescer e para que a sociedade mineira tenha cada vez mais qualidade de vida.

BRT Sorocaba

A sigla BRT significa Bus Rapid Transit (Transporte Rápido por Ônibus). O sistema busca oferecer deslocamentos mais ágeis, devido aos corredores e faixas exclusivas, assim como maior qualidade, acessibilidade, comodidade e conforto para a população.

O BRT Sorocaba conta com terminais e estações integrados, acessibilidade de embarque e desembarque, wi-fi, ATMs (totens de autoatendimento) e câmeras com monitoramento de segurança 24 horas em vias, estações e veículos, além de TVs e painéis informativos e digitais nas estações, terminais e ônibus. Pensando na redução do impacto ambiental, a frota possui tecnologia para emitir menos ruído e menos poluentes, por meio do uso de energia limpa (fotovoltaica). Ao todo, são mais de 16 quilômetros de corredores BRT espalhados por Sorocaba, além de 24 quilômetros de faixas exclusivas, 20 estações modernas e quatro unidades de integração.

No Brasil, trata-se da primeira concessão precedida de obra no segmento de transporte com ônibus. O período da concessão é de 20 anos. A concessionária BRT Sorocaba é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano quanto à realização de obras necessárias e à operação do sistema de corredores de ônibus. A cidade está entre as mais populosas do interior paulista, com mais de 720 mil habitantes.

O sistema BRT foi desenvolvido no Brasil em 1974, pelo arquiteto e então prefeito de Curitiba, Jaime Lerner. A conquista, mundialmente reconhecida, expandiu-se para mais de 30 países, como China, México e Estados Unidos.