A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, Codemge, transferiu a posse do Minascentro para o Consórcio Chevals/Perfil, vencedor da licitação que tinha por objeto a concessão de uso, a título oneroso, do imóvel denominado “Centro de Convenções Israel Pinheiro da Silva – Minascentro”.
O Minascentro foi criado em 1981 pelo Decreto Estadual nº 21.226, para sediar o encontro das artes, cultura, indústria, comércio, ciência e turismo. Localizado no Centro de Belo Horizonte, com entrada principal na Rua Augusto de Lima, em frente ao Mercado Central, sua inauguração oficial ocorreu em 15 de março de 1984. Conforme a Lei nº 22.287, de 14 de setembro de 2016, a então Codemig assumiu a gestão do espaço. A Codemge adotou o modelo de concessão de uso de espaços públicos, a título oneroso, à iniciativa privada, à empreendedores com capacidade e expertise devidamente comprovadas, no intuito de implementar dinamismo e operacionalidade ao empreendimento.
O espaço foi temporariamente fechado em janeiro de 2018, com vistas à preparação para execução das obras e em face da situação estrutural do prédio e da premente necessidade de reforma. Em 2019, foi realizado o Pregão presencial 06/2019 como o objetivo de realizar a concessão do espaço.
Atualmente, o Minascentro está em fase de obtenção de alvará de localização e funcionamento junto à Prefeitura de Belo Horizonte. Logo após sua emissão, o espaço estará apto a receber os primeiros eventos.
A reabertura do Centro de Convenções fortalecerá o setor de eventos, auxiliando a retomada da economia na capital mineira, por meio do turismo de negócios. O espaço foi palco de inúmeros congressos nacionais, feiras e exposições de negócios que atraem turistas e movimentam diversos setores beneficiando a rede hoteleira, comércio e vários serviços.