A Codemge esteve presente no World Governments Summit 2024, evento internacional de inovação, tecnologia e sustentabilidade voltado à governança. Realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o encontro reúne anualmente governos e organizações globais, além de líderes do setor privado. Os diretores de Administração e Finanças, Lincoln Farias, e de Gestão de Ativos e Mercado e de Participações, Sérgio Cabral, representaram a Companhia. A missão brasileira contou com mais de 30 participantes de diferentes estados e foi organizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap).
O fórum global foi realizado na última semana, entre os dias 12 e 16 de fevereiro. O grupo do Consad integrou o painel “Estratégia de transformação digital no Brasil: aceleração e transformação governamental”, que debateu iniciativas adotadas para o impulsionamento da digitalização dos serviços governamentais para os cidadãos. Os representantes brasileiros participaram ainda da sessão “Transforming nations: is tech our solution?” (‘Transformando nações: a tecnologia é a nossa solução?’), com a presença de Tony Blair, 51º primeiro-ministro do Reino Unido, e S.E. Edi Rama, primeiro-ministro da República da Albânia, entre outras lideranças.
“O objetivo do evento foi dialogar, em esfera global, sobre temáticas relacionadas a políticas e ações governamentais, pautadas especialmente pela inovação tecnológica, pela sustentabilidade e pela excelência na administração pública”, pontuou Lincoln Farias. “Referência em governança, a Codemge marcou presença no evento, que conecta lideranças de todo o mundo e partilha ideias inovadoras na vanguarda da transformação digital”, acrescentou. Segundo ele, a oportunidade reforçou o compromisso da Companhia e do Estado de Minas Gerais com a inovação, a modernização dos serviços públicos e a gestão cada vez mais eficiente.
De acordo com Sérgio Cabral, também foi enfatizado o desenvolvimento econômico por meio da parceria entre os setores público e privado. “A Codemge facilita e promove o crescimento econômico de Minas com iniciativas que conectam as esferas pública e privada, a exemplo de projetos de concessão e PPPs (parcerias público-privadas), inclusive com participação do International Finance Corporation (IFC), instituição do Grupo Banco Mundial”, realçou, acrescentando que a presidência do Banco Mundial estava presente no fórum.
Os assuntos tratados contribuirão também para a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, com a digitalização e a desburocratização crescentes no âmbito estatal. “Foi possível destacar o protagonismo do Brasil e, em particular, de Minas na transformação digital do setor público”, ressaltou Cabral. “As experiências compartilhadas permitirão construir o futuro dos governos, e a participação da Codemge nesse relevante intento foi muito importante”, considerou.
Durante o fórum, a delegação brasileira esteve engajada em diálogos significativos, estabelecendo parcerias internacionais e novas estratégias para aprimorar a administração pública no mundo. Com uma abordagem unificada, os desafios da governança moderna foram discutidos, promovendo a inovação, o desenvolvimento sustentável e a eficácia no setor público.
A iniciativa foi lançada em 2013 pela World Governments Summit Organization, organização sem fins lucrativos. Outras informações sobre o evento estão disponíveis no site em inglês www.worldgovernmentsummit.org.
Agenda diversificada
Além do World Governments Summit 2024, a comitiva da missão internacional Consad teve diversificada agenda nos Emirados Árabes Unidos. O grupo visitou Masdar City, a cidade planejada construída em Abu Dabi, tendo como principais características a inovação e a sustentabilidade, incluindo a meta de tornar a cidade neutra em dióxido de carbono (CO2).
A equipe visitou também a empresa Beeah, em Dubai, que atua com reciclagem e energias renováveis, e a Apex Brasil, agência que posiciona estrategicamente o Brasil no mercado internacional, oferecendo suporte abrangente para a expansão global de empresas brasileiras.
Para todos verem: diretores da Codemge Lincoln Farias e Sérgio Cabral em atividades da agenda na missão brasileira em Dubai