ATIVIDADES

Codemge lança edital de projetos para implantação do novo distrito industrial em Montes Claros

20 de abril de 2018

Licitação para contratar a elaboração de projetos básicos de arquitetura, urbanismo e engenharia está agendada para o dia 14 de maio; novo distrito contribuirá para o desenvolvimento na região

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) lançou o edital da licitação 08/2018, objetivando contratar a elaboração de projetos básicos de arquitetura/urbanismo e engenharia, necessários para as obras de implantação do Distrito Industrial II de Montes Claros, no Território Norte. O processo ocorre na modalidade “Licitação Modo de Disputa Fechado”, com sessão agendada para o dia 14/05/18, às 10h, na sede da Codemge (Rua Manaus, 467, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte). O novo distrito industrial contribuirá para fomentar o desenvolvimento no município e na região.

A licitação é aberta a todos os interessados, pessoas jurídicas do ramo pertinente ao objeto licitado, nacionais e estrangeiras, autorizadas a funcionar no País, que estejam em condições legais de exercício e atendam integralmente às exigências do edital. É permitida a participação de sociedades organizadas sob a forma de consórcio, observadas as orientações dispostas no processo licitatório.

O licitante poderá realizar visita técnica no local onde serão executados o objeto licitado. A visita técnica é opcional e poderá ser realizada nos dias 02 e 09/05/2018, de 9h às 12h e de 14h às 17h, mediante agendamento prévio pelo telefone (31) 3207- 8819.

O prazo de vigência previsto para o contrato será de 270 dias corridos, contados a partir da data de assinatura do documento. Todas as informações sobre o processo estão disponíveis no site da Companhia.

Indutora do desenvolvimento econômico de Minas Gerais, a Codemge atua em variadas frentes e busca investir estrategicamente em múltiplos setores, atividades e empresas com grande potencial de assegurar, de forma perene e ambientalmente sustentável, o aumento da renda e do bem-estar dos mineiros. Nessa perspectiva, a implantação do DI II em Montes Claros é importante para dinamizar e estimular a economia regional, além de contribuir para a geração de emprego e renda.

Licenciamento ambiental

O licenciamento ambiental do Distrito Industrial II de Montes Claros está sendo providenciado pela Codemge. Já foram realizados o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), por empresa contratada via licitação. Outros estudos ambientais necessários já estão em andamento.

Distritos Industriais

O Distrito Industrial I de Montes Claros foi implantando em 1971 e está localizado a 6 km do centro urbano, com acesso pela Av. João XXIII e área total de 5.235.090 m². Ele foi selecionado como prioritário no Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais, iniciativa estratégica lançada pelo Governo do Estado em 2015, em parceria com a Fiemg e o Sebrae-MG, a fim de fomentar o desenvolvimento industrial em Minas Gerais, tornando o estado cada vez mais atrativo e dotado de melhores condições de competitividade. Estão participando do Programa de Revitalização e Modernização 19 Distritos em 15 munícipios: Araguari, Araxá, Belo Horizonte (Jatobá A e B) Betim, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Ituiutaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas (Distritos I e II), Uberaba (Distritos I, II e III), Uberlândia e Contagem.

Os planos de ação já foram concluídos e entregues pela Fiemg. A Codemig iniciou o planejamento para execução das ações prioritárias em diversos distritos, com foco nas seguintes áreas: fortalecimento da governança, melhoria na sinalização, paisagismo e urbanismo dos distritos, aperfeiçoamento na segurança, aprimoramento na infraestrutura de telecomunicações e busca por soluções inovadoras na área energética. Os principais objetivos estratégicos dessa iniciativa são: organizar a infraestrutura de ponta, aumentar a atratividade do distrito em relação ao mercado e promover a visão sistêmica do desenvolvimento e da competitividade industrial, bem como estruturar um ambiente de cooperação.

Montes Claros passará a contar com um segundo distrito industrial, na Estrada da Produção (MG 657), km 3, Chácaras Paineiras. A área total de implantação do Distrito Industrial II soma 2.250.260,72 m2, incluindo infraestruturas urbanas e espaços destinados à reserva legal.