Parceira da Companhia na extração de nióbio, CBMM realiza evento de lançamento com a Echion Technologies; nova unidade pode fornecer 1 GWh por ano de XNO® a fabricantes de células de baterias em todo o mundo
A Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais esteve presente em Araxá, no evento de inauguração da primeira planta de produção do material ativo de ânodo XNO®. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 12/11, pela CBMM, parceira da Companhia na extração de nióbio, e pela empresa britânica Echion Technologies. O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, e o presidente da Codemge, Sérgio Lopes, participaram do lançamento, realizado na planta industrial da CBMM.
A unidade inaugurada tem capacidade para fornecer o equivalente a 1 GWh por ano de XNO® a fabricantes de células em todo o mundo. O XNO® é o material de ânodo de bateria de nióbio da Echion Technologies, destinado a baterias de íon de lítio com carregamento ultrarrápido. Além da agilidade, outros benefícios como segurança, estabilidade, economia e maior vida útil serão possíveis, posicionando a Echion como a primeira no mercado a garantir o fornecimento comercial de células de baterias com ânodo à base de nióbio, o que permitirá atender também à crescente demanda global, em sinergia com as tendências de descarbonização e de estímulo à eletrificação.
Segundo o vice-governador, a participação de Minas Gerais é importante não apenas no desenvolvimento do sistema metalúrgico mundial como também na transição energética. “Essa é uma oportunidade e uma necessidade com a qual o mundo lida ao longo dos últimos anos e terá de lidar nos próximos anos”, pontuou. Professor Mateus ressaltou ainda que os materiais críticos e estratégicos vão representar, nas próximas décadas, “um divisor muito importante de momentos históricos da indústria e da forma de vida do homem sobre a terra”.
De acordo com o presidente da Codemge, a nova planta tem o potencial de gerar impacto relevante para a construção de um futuro elétrico sustentável e eficiente. “A Companhia felicita a CBMM e a Echion pela exitosa parceria, que já representa uma solução importante para desafios da indústria contemporânea, ao atender à demanda global por materiais de ânodo de bateria de carregamento rápido, além de seguros e econômicos”, enfatizou Sérgio Lopes.
Aplicações e vantagens
As aplicações do XNO® incluem trens híbridos e elétricos, caminhões de transporte de mineração, ônibus de alta demanda e veículos de entrega, bem como automobilismo e indústria espacial. O material para ânodo à base de nióbio da Echion oferece às baterias de íon de lítio alto desempenho para aplicações industriais, comerciais e de alto valor agregado que exigem maior tempo de atividade, alta performance e menor custo total de propriedade.
O XNO® permite que as baterias de íons de lítio sejam carregadas com segurança em menos de 10 minutos, mantendo alta densidade de energia mesmo em baixas temperaturas e fornecendo alta potência por mais de 10.000 ciclos.
Parceria de longo prazo
A parceria de longo prazo entre Echion e CBMM proporciona segurança aos fabricantes de células e montadoras em relação à disponibilidade de suprimento em larga escala e à alta qualidade de material ativo de ânodo a base de nióbio para baterias de íons de lítio. A CBMM é líder global na produção da tecnologia do nióbio. Por sua vez, a Echion é uma startup reconhecida por suas inovações no segmento de baterias.
A Codemge
Empresa estatal da Administração Pública Indireta, a Codemge tem o Estado como principal acionista e foi originada em 2018, após a reorganização societária da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). Sua missão é facilitar a promoção do desenvolvimento econômico e social no território mineiro. Desse modo, a Codemge atua como fábrica de projetos para impulsionar estrategicamente a economia estadual e construir um ambiente de negócios favorável e multifacetado, elevando a qualidade de vida da população.
Sua subsidiária, Codemig, dedica-se ao nióbio, por meio da participação na Sociedade em Conta de Participação (SCP) estabelecida com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). O objetivo é valorizar o potencial mineral do Estado, buscando novas oportunidades de negócio e beneficiando a sociedade.
Com uma gestão eficiente e dinâmica, a Empresa fomenta a infraestrutura econômica e social de Minas, mediante a atração de investimentos e a estruturação de projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) em áreas de relevante impacto em favor dos mineiros, como saúde, educação, saneamento, transporte e mobilidade, por exemplo.