ATIVIDADES

Encontro entre Codemig, Fiemg e empresários discute modernização do distrito industrial de Betim

14 de julho de 2016

Ação faz parte do Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais, lançado pelo Governo do Estado de Minas Gerais

Nesta sexta-feira, dia 15/07, representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) se reunirão com empresários de Betim, para discutir o projeto de revitalização do distrito industrial (DI) Paulo Camilo. O encontro é a primeira etapa, no município, do Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais, lançado em 2015 pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Codemig, em parceria com a Fiemg e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento industrial em Minas Gerais, tornando o estado cada vez mais atrativo e dotado de melhores condições de competitividade para a indústria. Até o fim deste ano, a Codemig planeja investir R$ 30 milhões na infraestrutura e no apoio à gestão das empresas instaladas em DIs de várias regiões do Estado.

Betim é um dos 13 distritos industriais selecionados como prioritários para receber as ações do Programa. Neste primeiro encontro na cidade, será apresentada a metodologia do projeto, que prevê a participação dos empresários em todas as etapas, desde o levantamento das demandas e a elaboração do plano de ação até a instalação de uma governança local.

Participarão do evento o presidente da Fiemg, Olavo Machado, e a diretora de Fomento à Indústria Criativa da Codemig, Fernanda Machado.

Revitalização e Modernização dos DIs

O Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais prevê o levantamento das necessidades de cada DI para orientar os investimentos. Os empresários responderão a questionários online sobre as necessidades dos negócios, e consultores do Instituto Euvaldo Lodi, ligado à Fiemg, realizarão visitas para diagnosticar a maturidade das empresas. As informações irão direcionar os serviços a serem oferecidos na localidade pelos parceiros, como o Sebrae-MG.

Os outros 12 distritos selecionados para a revitalização nesta primeira etapa são: Belo Horizonte (Distrito do Jatobá), Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Ituiutaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Contagem. A seleção dessas localidades foi feita com base em um estudo socioeconômico dos 44 municípios nos quais os 53 distritos industriais da Codemig estão instalados. Foram adotados critérios de seleção como percentual do PIB industrial em relação ao PIB municipal, área, bioma, disponibilidade de água superficial e subterrânea, acesso logístico e existência de aterro regularizado. Outras informações estão disponíveis no site da Codemig e em www.facebook.com/distritosindustriaismg.

Serviço:

Encontro com empresários de Betim

Data: 15 de julho de 2016

Horário: 12h às 14h

Local: Auditório principal do SESI Betim (Clube Francisco Netto Motta) – Rua Bela Vista, 220, Bairro Chácaras, Betim/MG