ATIVIDADES

FIFA Fan Fest de BH terá cerca de 40 espetáculos gratuitos no Expominas

13 de agosto de 2015

A FIFA Fan Fest faz parte do calendário oficial da Copa do Mundo. Na capital mineira, o palco do evento é o Expominas, no bairro Gameleira, que será preparado para receber um público de aproximadamente 21 mil pessoas ao mesmo tempo. Cada dia de programação da Fan Fest terá uma atração musical de renome nacional e shows regionais, reunindo aproximadamente 40 espetáculos. Entre as atrações estão Daniela Mercury, Victor e Léo, Skank, Diogo Nogueira e Paula Fernandes.

O palco principal será montado no pavilhão 1, onde os jogos do torneio serão exibidos em uma tela com 80 metros quadrados de LED em alta resolução, além de mais quatro telões de 42 metros quadrados nos pavilhões 2 e 3. O Expominas ficará aberto durante o período da Copa do Mundo, com atrações culturais em 16 datas, que são os dias de jogos em Belo Horizonte, de jogos da Seleção Brasileira e os finais de semana com partidas do torneio mundial.

LOCAL: Expominas – Av. Amazonas, 6200 – Gameleira – 30510-000

FUNCIONAMENTO DURANTE A COPA DO MUNDO: 11h às 22h. No dia 14 de junho o evento funcionará até a 0h, porque a última partida nesta data tem início às 22h.

ENTRADA: Gratuita. Não haverá ingresso ou cadastro prévio via internet. Haverá um sistema de controle de acesso na entrada e saída do evento para contabilizar o público presente. De acordo com recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), menores de 12 anos só poderão entrar acompanhados pelos pais ou responsáveis maiores de 18 anos. É recomendável que menores com idade entre 12 e 16 anos estejam acompanhados por pais ou responsáveis. Caso estejam sozinhos, é indispensável a apresentação do documento de identidade.

LOCAIS DE ACESSO DO BELO HORIZONTE FIFA FAN FEST

PEDESTRES: Os pontos de entrada e saída serão diferentes. As rotas de pedestres serão sinalizadas com gradis. Haverá, ainda, pontos de verificação de pedestres (PVP) nas ruas de acesso a pé ao Expominas. Pontos de entrada: avenida Amazonas e rua Conde Pereira Carneiro, que dá acesso à estação Gameleira. Ponto de saída: Somente pela rua Craveiro Lopes, que também leva ao metrô ou à avenida Amazonas.

CARROS – ESTACIONAMENTO: O estacionamento do Expominas contará com 1.500 vagas disponíveis para torcedores que forem de carro. O valor da diária será R$20,00, somente em dinheiro. O acesso é pela avenida Amazonas. Assim como em outros eventos realizados no Expominas, não será permitido estacionar nas ruas do entorno.

MOBILIDADE

TRANSPORTE COLETIVO: Além das 19 linhas de ônibus municipais e 130 linhas metropolitanas que atendem a região, o Expominas é ligado diretamente a uma estação de metrô: a Estação Gameleira.

Os pontos de ônibus em frente ao Expominas serão deslocados para o quarteirão seguinte, sentido Contagem.

TÁXI: Haverá duas reservas de área para que os táxis possam estacionar durante o evento. Uma na rua Cid Rabelo Horta, entre a avenida Amazonas e a rua Craveiro Lopes, durante todo o evento. Após às 21h, haverá outra reserva de área para táxi localizada na avenida Amazonas, sentido Centro.

INFRAESTRUTURA

ARENA BELO HORIZONTE FIFA FAN FEST: Nos três pavilhões do Expominas será montada uma estrutura completa para receber os convidados.

PALCO E TELÕES: O palco para os shows, que ficará no pavilhão 1, terá 35 x 20m e 14m de altura. Além disso, os jogos serão exibidos em uma tela com 80m2 de LED em alta resolução. Nos pavilhões 2 e 3, haverá quatro telões de 42m2 cada para transmissão das partidas.

ALIMENTAÇÃO: Dentro da arena, serão montados seis bares, cada um com aproximadamente 60m2, onde serão vendidos comidas típicas e bebidas. Além disso, haverá um restaurante self service para almoço e jantar, no foyer do nível 3, com capacidade para 500 pessoas.

BANHEIROS: Além dos cerca de 100 banheiros do Expominas, serão colocados mais 140 banheiros químicos, inclusive para portadores de necessidades especiais.

ESTANDE TURÍSTICO BELO HORIZONTE E MINAS: Haverá um estande turístico da Prefeitura de Belo Horizonte e do Governo de Minas para distribuição de materiais sobre os atrativos da cidade e do estado, além de atendimento da população e dos turistas que estiverem na Belo Horizonte FIFA Fan Fest. O estande ficará localizado no foyer de entrada do evento.

ATENDIMENTO MÉDICO: Durante todo o evento, haverá dois ambulatórios dentro dos pavilhões, um posto médico avançado, além de três UTIs médicas completas.

SEGURANÇA: Para garantir a segurança e a tranquilidade do público, mais de 80 seguranças particulares e 40 brigadistas, por turno de trabalho, vão atuar na área interna do Expominas. A segurança na área externa será feita pela Polícia Militar.

CENTRO ABERTO DE MÍDIA

Local no Expominas: Mezanino. Acesso: rua Craveiro Lopes. Funcionamento: de 11/06 a 01/07, 04/07, 05/07, 07/07, 08/07, 09/07, 12/07 e 13/07 – 11h às 22h. Nos dias 02, 03, 06, 10 e 11/07, não funcionará.

Credenciamento dos jornalistas: Será feito no dia do evento, mediante apresentação de documento de identidade e documento de identificação da empresa de rádio, TV, jornal, revista ou portal onde trabalham.

Estrutura: O local contará com mais de 80 estações de trabalho disponíveis para os profissionais da imprensa, com visão direta para a arena da Belo Horizonte FIFA Fan Fest, internet cabeada e wireless. Haverá televisões para transmissão dos jogos e espaço.

CASA DO VOLUNTARIADO

Localização no Expominas: Mezanino. Acesso: rua Craveiro Lopes. Funcionamento: todos os dias da Copa. Será a central administrativa do programa Brasil Voluntário durante a Copa do Mundo em Belo Horizonte. No local, será feito o credenciamento dos voluntários e a entrega do kit uniforme. Haverá um espaço de convivência e outro para reuniões. Funcionará durante todos os dias do Mundial, das 8h às 20h.

EMBAIXADA DOS FÃS

Localização no Expominas: Foyer superior. Acesso: entradas de público. Uma área com 112 m² estará a disposição das embaixadas e consulados das seleções que vão disputar a Copa do Mundo. Dividido em sete salas, o local será um ponto de referência para os turistas dos países que solicitarem a utilização do espaço. A gestão será de responsabilidade dos corpos consulares. Situações como perda de passaporte, roubo ou furto poderão ser solucionadas ou encaminhadas na base de atendimento das embaixadas e consulados no Expominas.

Fonte: Agência Minas, 28/5/14