ATIVIDADES EM DESTAQUE

Governo de Minas encerra ciclo de audiências públicas sobre concessão de terminais de ônibus metropolitanos

2 de julho de 2025

População pode participar com sugestões, críticas e contribuições ao projeto, que vai construir nove novos terminais e requalificar outros dois existentes

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), realiza, nesta quarta-feira (2/7), a quinta e última audiência pública para apresentação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para construção, reforma, modernização e operação de 11 terminais de ônibus metropolitanos. A Codemge é apoiadora da Seinfra e braço técnico para desenvolver projetos de concessões e PPPs.

A audiência ocorre às 19h, na Câmara Municipal Contagem (Praça São Gonçalo, 18, Centro), e também será transmitida pela internet, no canal do Youtube da Seinfra. Durante a reunião, a população terá a oportunidade de conhecer os detalhes do projeto, bem como de enviar sugestões, contribuições e questionamentos.

Em Contagem, estão previstas a construção dos terminais Petrolândia e Ferrugem, por meio do projeto. O terminal Várzea das Flores (Darcy Ribeiro) será financiado e edificado pelo Município, sendo contemplados para operação e manutenção pelo contrato de concessão. Na região, também está prevista a construção do terminal Regap, em Betim, próximo da Rodovia Fernão Dias.

O projeto prevê, ainda, a construção dos terminais Veneza, em Ribeirão das Neves, Nova Lima, São José da Lapa e Lagoa Santa/Vespasiano. Ainda serão requalificados os terminais Eldorado, em Contagem, e o de Pedro Leopoldo, no vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O terminal de Santa Luzia conta com recursos do Estado e obra realizada pela prefeitura. Após concluído, a operação e a manutenção serão incluídas no contrato de concessão.

A iniciativa faz parte do pacote de ações para o aprimoramento e a eficiência do Transporte Estadual Metropolitano (Trem), otimizando as rotas já existentes e a integração com o metrô da RMBH, garantindo uma melhor cobertura do transporte público e ampliando a gama de destinos possíveis.

No total, foram realizadas cinco audiências públicas nos municípios de Nova Lima, São José da Lapa, Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Contagem. Durante o ciclo de reuniões, a população pode conhecer os detalhes do projeto, bem como de enviar sugestões, contribuições e questionamentos.

Audiência em Santa Luzia

Também nesta semana, houve audiência na Câmara Municipal de Santa Luzia, na última segunda-feira (30/6), às 19h, transmitida pela internet, no canal do Youtube da Seinfra. O novo terminal de Santa Luzia deverá ocupar uma área com mais de 8 mil metros quadrados, na Av. Raul Teixeira da Costa Sobrinho.

Audiência em Ribeirão das Neves

A audiência em Ribeirão das Neves ocorreu na terça-feira (1º/7), às 19h, no Auditório Interno da Secretaria Municipal de Educação, com transmissão pelo canal do Youtube da Seinfra. O novo terminal em Ribeirão das Neves deverá ocupar uma área com mais de 19 mil metros quadrados, no bairro Florença.

Terminais

Os estudos indicam que os terminais abrangidos no projeto irão atender mais de 150 mil passageiros por dia, somando mais de 40 milhões de usuários anualmente. A previsão de investimentos é de R$ 447 milhões para reforma e construção, além de cerca de R$ 1 bilhão para operação e manutenção das unidades em 30 anos de contrato.

No projeto, há intervenções imediatas para serem realizadas nos terminais que serão requalificados, como a melhoria das condições de utilização dos banheiros, a revitalização e a atualização das sinalizações de informação.

Também estão previstas a implantação de rede wi-fi gratuita, a adequação da infraestrutura, a construção de bicicletários, promovendo a integração com o transporte cicloviário, e a disponibilização de espaços para realização de atividades sem fins lucrativos de cunho cultural, social, de saúde e bem-estar.

O cronograma estima a publicação do edital e leilão para o segundo semestre deste ano. A entrega dos primeiros terminais, que serão construídos do zero, deverá ocorrer em até dois anos após a assinatura do contrato.

(Com informações da Seinfra)