ÁREAS DE ATUAÇÃO

Governo de Minas Gerais e Codemge lançam portal dos recursos minerais do estado

19 de dezembro de 2018

Nova plataforma reúne livro eletrônico, mapas e numerosos dados,
compondo robusta fonte de conhecimento sobre o tema

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), lança o portal Recursos Minerais de Minas Gerais. A plataforma reúne livro eletrônico, mapas e numerosos dados sobre mineração, compondo uma robusta fonte de informação e conhecimento para estudantes, professores, cientistas, profissionais, agentes e gestores públicos, empresários, empreendedores, turistas e a todos os demais cidadãos interessados no tema. O evento que marca o lançamento do projeto ocorre no dia 19 de dezembro, no Auditório da Codemge (Rua Manaus, 467, Santa Efigênia, Belo Horizonte), junto a pesquisadores e profissionais da área de mineração.

O novo portal online inclui seções com informação atualizada (História Geológica de Minas Gerais; Meio Ambiente e Mineração; Recursos Minerais no Cenário Geológico de Minas Gerais), além de itens de visualização da distribuição territorial dos recursos minerais (Principais Substâncias Minerais por Município; Distribuição de Jazidas e Minas). Também contém arquivos de suporte (Glossário; Referências Bibliográficas) e capítulos referentes às substâncias que compõem o variado quadro de recursos minerais, como: Águas Minerais; Alumínio; Argilas e Minerais Refratários; Diamante; Estanho; Ferro; Fertilizantes; Gás Natural; Grafita; Gemas e Minerais de Coleção; Lítio; Manganês; Nióbio; Rochas Carbonáticas; Rochas Industriais; Rochas Ornamentais; Recursos Minerais para Construção Civil; Recursos Minerais para a Indústria Cerâmica e Vidreira; Ouro; Terras Raras; Titânio; Zinco e Chumbo, entre outros.

O usuário tem acesso ainda a mapas que permitem observar, por exemplo, a localização das jazidas e minas, recursos minerais, rede viária, hidrografia e estruturas geológicas. O sistema foi elaborado, por meio de técnicas e recursos digitais, na forma de homepage, permitindo a visualização do conteúdo de modo fácil, ágil e dinâmico, mediante acesso à internet. O portal é acessível em dispositivos diversos, como computadores (desktops, notebooks), celulares (smartphones), tablets e leitores de livros digitais. Outra comodidade é a disponibilização de conteúdos dos capítulos para impressão em arquivos no formato pdf.

Fonte de conhecimento

O conjunto de produtos que constituem o portal foi produzido no Laboratório de Mapeamento Geológico, Geotectônica e Geodiversidade (MGD) do Centro de Pesquisa Professor Manoel Teixeira da Costa (CPMTC) do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Ciente da missão cumprida, a equipe do projeto oferece o portal Recursos Minerais de Minas Gerais à apreciação do público e espera que esta fonte de conhecimento seja útil”, salienta o coordenador-geral do projeto, professor Antônio Carlos Pedrosa Soares (UFMG).

“Expressamos nossa gratidão à equipe da Gerência de Mineração da Codemge e a todas as pessoas que, de alguma forma, ajudaram a viabilizar nosso trabalho, cujo objetivo é divulgar o conhecimento sobre um bem maior de Minas Gerais: seus recursos minerais”, acrescenta.

O projeto nasce 35 anos após a publicação pela antiga Metais de Minas Gerais S/A (Metamig), em 1982, do livro “Recursos Minerais do Estado de Minas Gerais”. Em junho de 2017, foi firmado contrato de prestação de serviço técnico-científico especializado entre a Companhia e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) para a realização do projeto de criação, produção e disponibilização do sistema digital “Recursos Minerais de Minas Gerais On Line”.

Minas Gerais e a mineração

A história e as tradições de Minas Gerais estão fortemente ligadas à atividade mineradora e às suas enormes reservas minerais. Afinal, o Estado extrai mais de 380 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e responde por, aproximadamente, 50% da produção dos principais minerais metálicos e por cerca de 35% de todo o ouro produzido no Brasil.

Única fonte nacional de produção de zinco, Minas Gerais também é o maior produtor de minério de ferro, minério de grafita e de lítio do Brasil, além de ser líder mundial em extração e beneficiamento de minério de nióbio e na comercialização de seus produtos. O Estado também tem riquezas em termos de biodiversidade, destacando-se por apresentar características físicas relevantes, com alto potencial hídrico, e importantes atributos socioeconômicos.