Mais de 50 produtores de micro, pequeno e médio porte vão expor seus produtos ao lado dos maiores nomes do mercado
Belo Horizonte recebe, de 17 a 19 de outubro, a Superminas – 31º Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação. Ao longo de três dias, mais de 480 fornecedores de produtos alimentícios, equipamentos e serviços para supermercados e padarias irão expor seus destaques para mais de 50 mil visitantes e gerar cerca de R$ 2 bilhões em negócios. Compradores de todo o País e do exterior terão acesso também a produtos diferenciados: o Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e do Circuito Mineiro de Compras Sociais – parceria entre a Associação Mineira de Supermercados (AMIS), o Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas (Fopemimpe), a Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Sedif), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/MG) – leva mais de 50 produtores de micro, pequeno e médio porte para expor seus produtos ao lado dos maiores nomes do mercado. Para cinco dos produtores selecionados, esta será a primeira oportunidade de ter contato com compradores do setor supermercadista.
A iniciativa ocorre no âmbito do programa +Gastronomia e tem por objetivo aumentar o acesso da agroindústria familiar às gôndolas do segmento supermercadista, uma ação que fortalece toda a cadeia produtiva e traz benefícios econômicos e sociais a todos os envolvidos. O estande Mineiraria/Circuito Mineiro de Compras Sociais irá reunir produtores de biscoitos, cafés, doces e laticínios, entre outros produtos.
Capacitação e desenvolvimento econômico sustentável
Além de promover maior visibilidade e conexões, o Circuito Mineiro de Compras Sociais procura acima de tudo capacitar os diversos tipos de empreendimento que atende. Como parte do processo de seleção, micro, pequenos e médio empresários, membros de cooperativas e trabalhadores da agroindústria familiar participaram de palestras, encontros de negócios e trocas de experiência com especialistas e potenciais compradores do setor supermercadista e de restaurantes.
“É preciso garantir que o passo de fornecer para um supermercado seja dado com consciência e nas condições certas, gerando para o empreendedor crescimento que ele conseguirá sustentar no longo prazo”, afirma Fernando Passalio, secretário-geral do Fopemimpe.
Mineiraria e Programa +Gastronomia
Lançado em maio deste ano pelo governador Fernando Pimentel, o Programa +Gastronomia envolve diversas instâncias da administração estadual para, em conjunto com a sociedade civil e a iniciativa privada, fomentar e valorizar a cadeia produtiva da gastronomia, reconhecendo-a como setor estratégico para o desenvolvimento sustentável do Estado de Minas Gerais. A política tem por objetivo orientar as ações de governo voltadas ao fortalecimento da gastronomia mineira e de toda a sua cadeia produtiva: segmentos da produção de insumos, de abastecimento e armazenamento, de comércio, de indústria e de serviços. Além da geração de emprego e renda, o +Gastronomia se pauta pela preservação das tradições gastronômicas e reforço da identidade local e do senso de comunidade e pela busca da sustentabilidade socioeconômica e ambiental.
Nesse contexto, a Mineiraria e seus estandes e ações são uma vitrine do setor. Nos estandes Espaço Mineiraria, pequenos produtores mineiros participam de grandes eventos estaduais e nacionais, colocando cada vez mais em evidência a gastronomia mineira.