ATIVIDADES

Governo de Minas Gerais e Codemig convidam população a opinar sobre investimentos em audiovisual

30 de agosto de 2017

Representantes do setor e o público em geral podem fazer suas contribuições online para o Edital de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), convida os interessados a contribuírem com a elaboração do novo Edital de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais. O objetivo da consulta é garantir iniciativas alinhadas com as necessidades e as expectativas dos produtores e do público em geral, além de manter a transparência em processos da Empresa e a interação com os profissionais do audiovisual para a execução das políticas de desenvolvimento do setor. O prazo para a realização das contribuições online vai até o dia 22 de setembro, e o edital deve ser publicado ainda em 2017.

As contribuições podem ser feitas por meio de formulário disponível no site da Codemig. Ele é composto de dez itens, que abordam os principais aspectos do concurso. O participante deverá marcar se concorda ou discorda com a redação de cada um dos pontos, com a possibilidade de escrever comentários sobre as questões. Há ainda um espaço para outras considerações pertinentes ao certame. As críticas, sugestões e solicitações serão consideradas para a definição da redação final do documento.

Será o terceiro Edital para Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais da Codemig. Na edição de 2015, a ação recebeu 137 projetos e beneficiou 18 propostas. Já o concurso publicado no ano passado recebeu 216 inscrições e selecionou 16 para receberem os recursos.

O edital de 2017 irá selecionar propostas de longas-metragens e obras seriadas nos gêneros ficção, animação e documentário e irá distribuir até R$ 1,5 milhão para os projetos contemplados. O objetivo é viabilizar a criação de roteiros inéditos e tornar as propostas aptas a captarem recursos no mercado, fomentando a produção mineira independente.

Prodam: política estadual em prol da cultura 

Os editais da Codemig para fomento ao audiovisual fazem parte das iniciativas do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro (Prodam). Lançado em maio de 2016, Prodam tem o objetivo de viabilizar políticas públicas para o audiovisual por meio de parcerias entre órgãos e entidades da administração pública direta e indireta de Minas Gerais, municípios e União, além de instituições privadas. O Programa vem direcionando recursos para o segmento audiovisual mineiro, distribuídos em editais destinados a roteiros, produção e finalização de longas-metragens para cinema e séries para televisão, além de mostras de cinema e cineclubes.

Para estimular todos os ângulos de ação do segmento, o Prodam unifica, no campo do audiovisual, além de instituições privadas, as secretarias de Estado de Cultura, de Educação e de Turismo. Entre as entidades da administração pública indireta, participam das discussões as fundações de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Clóvis Salgado e a TV Minas Cultural e Educativa – Rede Minas, as companhias Energética de Minas Gerais (Cemig) e de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a Rádio Inconfidência, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e a Imprensa Oficial de Minas Gerais.

Minas de Todas as Artes

O fomento da Codemig ao audiovisual integra o Minas de Todas as Artes – Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa, lançado em agosto de 2015. A iniciativa inédita e estratégica busca fomentar o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e riquezas para o Estado. Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 50 milhões em editais de fomento e fortalecimento, com iniciativas de valorização de setores como gastronomia, audiovisual, design, moda, música e novas mídias.