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Governo de Minas Gerais e Codemig lançam programa pioneiro de fomento à Indústria Criativa

24 de novembro de 2015

Na próxima terça-feira, 25/8, serão publicados dois editais, sendo um de fomento à produção audiovisual e outro de apoio à realização de festivais de gastronomia no Estado. Cada um deles contará com recursos de R$ 1,5 milhão. O edital e as informações estarão disponíveis no site www.codemig.com.br.

“Acreditamos na Indústria Criativa como peça fundamental para o futuro da economia em Minas Gerais. Gera empregos, renda, é sustentável e está totalmente alinhada com a nova economia”, ressalta o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco.

A diretora de Fomento à Indústria Criativa, Fernanda Medeiros Azevedo Machado, destaca importância da inovação no contexto econômico do mundo atual, marcado por novos modelos, formas, materiais e tecnologias, o que requer pessoas capazes de organizar e liderar esses processos. “Nunca o intelecto foi tão valorizado e requisitado nas empresas, independentemente da localização ou do porte. Criatividade, definitivamente, é o futuro da indústria mundial”, observa.

Para esse Programa pioneiro, estão sendo mobilizados parceiros, como Sebrae, Fiemg e Fecomércio, além das Secretarias de Estado de Turismo e de Cultura. Com apoio do Sebrae, por exemplo, será realizado o Minas Audiovisual Expo (MAX), evento de comercialização da produção cinematográfica mineira para o mercado nacional e internacional. A ser realizado de 1 a 5 de junho de 2016 na Serraria Souza Pinto e no Museu de Artes e Ofícios, o evento irá reunir distribuidores, canais, realizadores de festivais e demais agentes do setor para rodadas de negócio, seminário e mostras.

As iniciativas desenvolvidas pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Codemig, e por seus parceiros englobarão toda a cadeia produtiva da Indústria Criativa, tendo como eixos: criação e produção de negócios e projetos criativos; comercialização e empreendedorismo; infraestrutura e mão de obra; distribuição e exibição; e formação de público e consumo.

Edital de incentivo ao Audiovisual

Serão selecionadas 11 propostas: três de longa-metragem ficção e duas de longa-metragem animação, com prêmio de R$ 150 mil para cada; duas de longa-metragem documentário, com investimento de R$ 75 mil; dois projetos de obra seriada de ficção e um de obra seriada de animação, recebendo R$ 150 mil cada; e uma obra seriada documentário, com benefício de R$ 150 mil.

As inscrições serão realizadas entre 26 de agosto e 9 de outubro de 2015. Podem participar pessoas físicas residentes no Estado ou empresas sediadas em Minas Gerais há, no mínimo, 12 meses. Os critérios de seleção levarão em conta quesitos como potencial criativo, estrutura dramática e relevância do tema, cronograma, orçamento e currículo do proponente.

Edital de incentivo à Gastronomia

Até seis eventos exclusivamente dedicados à divulgação e à comercialização da gastronomia em Minas Gerais, com realização prevista até o fim de 2016, serão selecionados e receberão investimento de até R$ 250 mil cada.

A distribuição dos recursos irá contemplar pelo menos um festival em cada território gastronômico do Estado: Cerrado, Espinhaço, Rios, Central e Mantiqueira. Serão avaliados critérios como viabilidade da execução, abrangência, originalidade, envolvimento de profissionais e produtos da região, participação de chefs, público estimado, estrutura física, estratégias de comunicação e comercialização, tradição do evento e acessibilidade.

As inscrições poderão ser feitas de 26 de agosto a 9 de outubro de 2015. Edital e informações estarão disponíveis no site www.codemig.com.br, a partir de 25/8.

Indústria Criativa em números

A Indústria Criativa constitui a cadeia produtiva composta pelos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade e capital intelectual como insumos primários. As quatro grandes áreas criativas podem ser classificadas em 13 segmentos: Publicidade, Arquitetura, Design e Moda (na área criativa do Consumo); Expressões Culturais, Música, Artes Cênicas e Patrimônio e Artes (na categoria Cultura); Editorial e Audiovisual (Mídias); e Pesquisa & Desenvolvimento, Tecnologias da Informação e da Comunicação e Biotecnologia (categoria Tecnologia).

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Fierj), publicado no fim do ano passado, traz um panorama da Indústria Criativa no Brasil. Em 2013, eram 251 mil empresas, um crescimento de 69,1% em relação à amostragem de 2004. O setor mostra um avanço também em relação ao PIB. Em 2013, a Indústria Criativa representou 2,6% do total de riquezas produzida no Brasil, ou R$ 126 bilhões. Atualmente, a Indústria Criativa gera 892 mil empregos formais no País, alta de 90% em relação à pesquisa de 2004.