ATIVIDADES

Governo de Minas Gerais e Codemig participam de evento no Canadá sobre mineração

8 de março de 2017

Convenção anual PDAC é realizada nesta semana, reunindo investidores, profissionais e representantes governamentais

img_9853Considerada o maior evento mundial de prospecção mineral, a convenção anual da Prospectors and Developers Association of Canada (PDAC) conta com a participação do Governo do Estado de Minas Gerais e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). O encontro está sendo realizado esta semana em Toronto, no Canadá, entre os dias 5 e 8 de março. A iniciativa reúne investidores, profissionais e representantes governamentais em um ambiente de negócios e debates acerca de variados assuntos referentes à mineração.

Pela Codemig, participam o presidente, Marco Antônio Castello Branco, o diretor de Mineração, Energia e Infraestrutura, Marcelo Nassif, e o diretor de Fomento à Indústria de Alta Tecnologia, Ricardo Wagner Toledo, além dos assessores Valdirene Teixeira e Pedro Vasconcellos. Em sua palestra, o presidente da Empresa ressaltou as características, vantagens e potencialidades de Minas Gerais, estado brasileiro com as maiores jazidas minerais e grandes oportunidades de negócios.

Segundo o site do evento, esta edição da PDAC International Convention, Trade Show & Investors Exchange recebe 900 expositores e 22 mil participantes de mais de 100 países, oferecendo sessões técnicas, cursos de curta duração e eventos de networking. A entidade afirma que a convenção anual de quatro dias cresceu em tamanho, estatura e influência desde que começou, em 1932, sendo hoje um evento de grande importância para a indústria mineral do mundo.

img_9851Em 2016, a convenção recebeu em Toronto 22.122 pessoas vindas de 125 países e contou com 471 estandes de empresas de mineração e 491 empresas de serviços, além de 62 estandes de países e organizações, segundo informações do portal Brasil Mineral. As feiras Trade Show e Investors Exchange ocorrem em paralelo à convenção e representam o mais importante ambiente em escala mundial para oportunidades de investimento e negociação envolvendo depósitos minerais em várias partes do mundo.
 
O Brasil participa do evento de forma expressiva, com um estande no Trade Show, denominado Brasil PDAC 2017, o qual tem 90 metros quadrados. O objetivo geral da participação brasileira é promover o setor mineral do País e divulgar o potencial econômico do Brasil no principal evento internacional de captação de recursos para projetos minerais.

Minas Gerais: o maior estado minerador

A história e as tradições de Minas Gerais estão fortemente ligadas à atividade mineradora e às suas enormes reservas minerais. O estado extrai mais de 160 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e responde por 29% de toda a produção mineral do País, por 53% da produção de minerais metálicos e por cerca de 50% de todo o ouro produzido no Brasil. Única fonte nacional de produção de zinco, Minas Gerais também é o maior produtor de ferro, ouro, fosfato, grafita, lítio e calcário, além de ser o responsável pela geração de 75% de todo o nióbio do mundo. Tanta riqueza mineral fez surgir um parque industrial siderúrgico competitivo internacionalmente e que concorre para posicionar o estado como segundo maior exportador brasileiro.

A Codemig está sempre realizando investimentos e desenvolvendo importantes projetos no setor de mineração, em busca de oportunidades que viabilizem novos empreendimentos no estado, em parceria com o setor privado. Outras informações estão disponíveis nos sites www.codemig.com.br e www.portaldageologia.com.br.