ATIVIDADES

Governo do Estado e Codemig realizam seminário com foco na internacionalização da moda mineira

7 de outubro de 2016

Parte da programação do Minas Trend, evento reuniu compradores e jornalistas estrangeiros e representantes da indústria têxtil 

Vinte e um convidados internacionais participaram esta semana de um seminário sobre oportunidades de negócios em Minas Gerais. Vindos do Canadá, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Colômbia, França, Argentina, Inglaterra, Holanda e Paraguai, os sete jornalistas e 14 compradores estão no Minas Trend, como parte do Projeto Comprador e Imagem Internacional. O evento é realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com apoio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), e sua 19ª edição ocorre no Expominas Belo Horizonte, entre os dias 4 e 7 de outubro.

Durante o seminário, realizado na manhã de quarta-feira, 05/10, os convidados puderam conhecer mais sobre a moda e outras atividades econômicas de Minas Gerais, além de fazer contatos com diversas entidades. Estiveram presentes representantes da Fiemg, que apresentaram o projeto Fashion for Export, membros da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (ABIT), e integrantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Também participaram do encontro a diretora de Fomento à Indústria Criativa da Codemig, Fernanda Machado, e a diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), Cristiane Serpa.

Projeto Comprador e Imagem Internacional

Os convidados estrangeiros terão o apoio de intérpretes para acompanhar toda a programação do Minas Trend, que é considerado um dos principais eventos do Brasil em lançamentos, reunindo salão de negócios e desfiles de tendências. O projeto, apoiado pela Codemig, é coordenado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiemg e conta com a parceria da CNI, da Abit e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

Produtores mineiros em estandes da Codemig 

Dentre as mais de 200 grifes expositoras do Minas Trend, 14 são pequenas empresas de diversas regiões mineiras, que terão a chance de participar do evento em estandes coletivos da Codemig. As marcas foram escolhidas em uma seleção aberta a empresários de todo o estado.

Além da oportunidade de apresentar suas criações nos setores de calçados, bolsas, acessórios e vestuário, as empresas receberão apoio para realizar negociações internacionais, por meio de consultoria do INDI. O órgão, que é uma agência de promoção de investimentos, incorporou recentemente o Exporta Minas, unidade voltada ao comércio exterior. Com isso, o Instituto reforçou o apoio a ações de exportação e vai participar diretamente, pela primeira vez, do Minas Trend.

Consultores do órgão estarão no Expominas para colaborar com as empresas selecionadas pela Codemig. Eles irão acompanhar as negociações com clientes do exterior e orientar os produtores mineiros sobre questões como formação de preço e logística de entrega.

19º Minas Trend: Aqui se cria

A 19ª edição do evento apresenta o tema “Aqui se cria”. O conceito é trabalhado traçando um paralelo entre a vanguarda do barroco mineiro e o conjunto arquitetônico da Pampulha, um dos ícones do modernismo no Brasil. A proposta é celebrar esses dois movimentos como símbolo da vocação mineira para inovação, considerada diferencial competitivo na indústria da moda.

Dentro desse contexto, a concepção gráfica e visual do Minas Trend é baseada em elementos presentes no barroco e no modernismo – movimento, contraste, expansão e ruptura. Os cenários criados no Expominas são abstratos, em preto e branco, para refletir o contraste entre luz e sombra, pontuando a luminosidade do ouro e o azul que remete ao céu presente nas obras dos grandes pintores modernistas brasileiros.

O Minas Trend oferece aos compradores de todo o Brasil e do exterior uma experiência única, ao aliar negócios e atividades como desfiles, exposições e palestras, de forma a estimular a criatividade e novas práticas de gestão entre os profissionais do setor.

Minas de Todas as Artes e setor da moda

O fomento da Codemig à moda integra o Minas de Todas as Artes – Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa. A iniciativa estratégica busca fomentar o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e riquezas para o estado. Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 20 milhões em iniciativas de valorização dos setores de moda, gastronomia, audiovisual, design, música e novas mídias. A Indústria Criativa constitui a cadeia produtiva composta pelos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade e capital intelectual como insumos primários.

A cadeia produtiva da moda oferece importante contribuição à economia do estado. Em 2013, gerou riquezas no valor de R$ 3,3 bilhões. Os dados são de uma pesquisa encomendada pela Codemig à Fundação João Pinheiro. O estudo revelou que, em 2014, os empregos do setor corresponderam a 15,2% da indústria de transformação, e a moda impulsiona a economia de 135 municípios de Minas, onde o setor tem peso maior na produção industrial do que a média do estado.

Outras informações em:

www.facebook.com/minasdetodasasartes

E no Instagram: @minasdetodasasartes