ATIVIDADES EM DESTAQUE

Maior organização de desenvolvimento econômico no mundo premia Minas Gerais

7 de outubro de 2021

O Estado de Minas Gerais recebeu premiação inédita nesta terça-feira, 5/10, nos Estados Unidos, durante a estada da missão mineira no país, da qual a Codemge faz parte. A Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI) teve o trabalho reconhecido pelo Conselho Internacional de Desenvolvimento Econômico (IEDC, sigla em inglês), considerado uma das maiores e mais respeitadas organizações de desenvolvimento econômico do mundo. O prêmio destaca as melhores ações de governos e empresas para o desenvolvimento e foi entregue em Nashville, capital do Tennessee, durante a conferência anual do IEDC. É a primeira vez que uma instituição brasileira é premiada pelo Conselho.

O INDI conquistou duas medalhas: prêmio prata na categoria Iniciativas de Retenção e Expansão, com o case sobre ações de promoção de atração de investimentos relacionados aos projetos de e-commerce; e prêmio bronze na categoria que avalia os materiais impressos de divulgação, com o guia “Why Minas Gerais”, o qual realça os atributos que fazem de Minas Gerais um lugar único para se investir, apresentando informações estratégicas sobre áreas como educação, mercado de trabalho, vocações econômicas regionais e infraestrutura. Ambas as iniciativas premiadas da agência mineira contribuem para a atração e a promoção de investimentos no Estado.

Para se ter uma ideia da relevância dessa premiação, na edição anterior do evento, em 2020, instituições de peso, como Invest Atlanta, Michigan Economic Development Corporation e Toronto Global foram laureadas pelo IEDC.

O INDI foi representado pelo diretor-presidente, João Paulo Braga, e pelo gerente de comunicação social e institucional, Carlos Romualdo. Eles estavam acompanhados pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e pelo presidente da Codemge, Thiago Toscano.

Em sua fala, João Paulo salientou que a atual gestão do Governo estadual conseguiu desburocratizar o ambiente de negócios e melhorar as condições de atuação de empresas em vários setores, sendo que os bons resultados dessa política podem ser sentidos na prática. “Minas Gerais se tornou, em poucos anos, o mais importante hub do e-commerce do Brasil, com a presença de players nacionais e internacionais, como Nike, Mizuno, Dafiti, Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, Netshoes, Privalia, entre outros. São empresas que fizeram grandes investimentos no Estado e estão gerando milhares de empregos e melhoria de qualidade de vida em áreas que tinham poucas perspectivas de crescimento”, ressaltou o presidente do INDI.

O IEDC

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Internacional é uma organização sem fins lucrativos e apartidária que atende a organizações e agências de desenvolvimento econômico. É a maior organização desse tipo no mundo, com cerca de 5 mil integrantes, incluindo governos locais, estaduais, provinciais e federais, além de parcerias público-privadas, câmaras de comércio e universidades, entre outras várias instituições. O objetivo dos membros é a criação de empregos de alta qualidade, o desenvolvimento de comunidades vibrantes e a melhoria da qualidade de vida em suas regiões.

Codemge e INDI

Empresa estatal, integrante da Administração Pública Indireta do Estado de Minas Gerais, a Codemge é organizada sob a forma de sociedade por ações, tendo o Estado como principal acionista. Originada em 2018 após a reorganização societária da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), a Codemge tem a missão de contribuir para o desenvolvimento mineiro, colaborando para um ambiente de eficiência, simplificação e sustentabilidade e gerando valor para o acionista. Tem como visão estratégica ser uma empresa sustentável, focada no compromisso com austeridade e governança responsável e na capacidade de geração de resultados. A Companhia é um dos entes mantenedores do INDI, junto com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), e integra o Conselho Superior do órgão.

Fundado em 1968, o INDI foi a primeira agência de promoção de investimento do Brasil, servindo de modelo para a criação de instituições similares no País. A entidade é vinculada à Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e atua como porta de entrada para investimentos no estado, prestando consultoria gratuita a investidores e alavancando a expansão e a competitividade de empresas já estabelecidas no território mineiro. A Agência também atua internacionalmente por meio de missões e delegações de recebimento e trabalha em conjunto com outros parceiros no ambiente de desenvolvimento econômico do Estado, incluindo a Codemge. Saiba mais no site do INDI.