ATIVIDADES EM DESTAQUE

MAX oferece programação cultural gratuita para toda a família no sábado, 26/8

24 de agosto de 2017

Filmes “E.T. – O Extraterrestre” e “O Menino Maluquinho” serão exibidos de graça na Praça da Estação; iniciativa é realizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Codemig, pelo Sebrae Minas e pela Fiemg

A MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo será encerrada neste sábado, 27/08, com intensa programação cultural para toda a família na Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte. Haverá sessões de cinema, oficina de animação e shows de música e dança. Tudo com entrada franca. Realizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) e pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Sistema Fiemg), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-MG), a MAX 2017 está entre as maiores iniciativas do poder público no Brasil de fomento ao setor audiovisual.

Neste sábado, já a partir das 9h, o público poderá mergulhar no mundo das animações, no Museu de Artes e Ofícios. Na exposição “Ofícios da Animação”, artistas produzem ao vivo trechos de animações em diferentes técnicas, revelando processos artesanais do cinema. O convidado de sábado é o cearense Diego Ackel, que apresenta suas animações de 9h às 12h e de 14h às 17h.

Durante a tarde, com apoio do BDMG Cultural, o palco montado na Praça da Estação será ocupado com duas empolgantes disputas: a partir das 15h30, haverá um duelo de MCs e, às 17h, uma batalha de dança do passinho, com integrantes do centro cultural Lá da Favelinha.

Às 18h, começa a primeira sessão de cinema, na sala de exibição montada na Praça para receber, confortavelmente, um público de 1.000 pessoas, com a seguinte programação:

  • 18h: “A velha a fiar”(1964, curta-metragem), de Humberto Mauro. Do pioneiro e maior cineasta mineiro, é um dos mais importantes filmes do País, baseado em canção popular tocada em versão do Trio Irakitan.
  • 18h15: “Menino Maluquinho – O Filme(1995, longa-metragem), de Helvécio Ratton. O filme é um clássico do cinema infanto-juvenil brasileiro, baseado na obra de Ziraldo. A produção teve muitas cenas filmadas na rua Congonhas, no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte. Outras cenas foram gravadas na cidade de Tiradentes, também em Minas Gerais. O filme foi sucesso nacional e faz parte da memória afetiva de gerações.
  • 20h: “E.T. – O Extraterrestre” (1982, longa-metragem), de Steven Spielberg. É um clássico dos anos 80 e um dos maiores sucessos de bilheteria de toda a história do cinema. Conta a história da amizade de um garoto, Elliott, e um alienígena, que foi esquecido sozinho na Terra. Protegendo-o de todas as formas para evitar que o amigo do outro mundo seja capturado e transformado em cobaia, Elliott ajuda o E.T. a voltar para seu planeta.

MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo 

A MAX teve sua primeira edição realizada em 2016 e já na sua estreia se tornou referência para o mercado de mídia e entretenimento do País, recebendo um público de 10 mil pessoas e promovendo 450 encontros entre produtores, canais e distribuidoras. A edição de 2017 tem como tema a Indústria Audiovisual 360 e ampliou sua programação para contemplar todos os segmentos que compõem o setor, abrangendo, além da produção de conteúdo para cinema, televisão e internet, também games, música, comunicação e artes gráficas. A programação completa está disponível em www.minasgeraisaudiovisualexpo.com.br.

Prodam 

Lançado em maio de 2016, o Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro reúne instituições privadas e entidades públicas com o objetivo de viabilizar políticas para o audiovisual no estado. O Prodam vem direcionando recursos para o segmento audiovisual mineiro, distribuídos em eventos e editais destinados a roteiros, produção e finalização de longas-metragens para cinema e séries para televisão, além de mostras de cinema e cineclubes, entre outros.

Para estimular todos os ângulos de ação do segmento, o Prodam unifica, no campo do audiovisual, além de instituições privadas, as secretarias de Estado de Cultura, de Educação e de Turismo. Entre as entidades da administração pública indireta, participam das discussões as fundações de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Clóvis Salgado e a TV Minas Cultural e Educativa – Rede Minas, as companhias Energética de Minas Gerais (Cemig) e de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a Rádio Inconfidência, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e a Imprensa Oficial de Minas Gerais.

Minas de Todas as Artes

O fomento da Codemig ao audiovisual integra o Minas de Todas as Artes – Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa. A iniciativa inédita busca fomentar o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e riquezas para o estado. Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 50 milhões em editais de fomento e fortalecimento, com iniciativas de valorização de setores como gastronomia, audiovisual, design, moda, música e novas mídias.